Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

31 outubro 2013

DECRETADA A VOLTA DO ANTIGO FUSO HORÁRIO ACREANO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A presidente Dilma Roussef assinou na quarta-feira (30/10) a Lei 12.876/2013 (veja ao lado) restabelecendo o antigo horário do Acre e sul do Amazonas.

Em seu artigo 3º fica determina que seus efeitos passarão a vigorar a partir do segundo domingo do mês subsequente à data de sua publicação. Portanto, o retorno ao antigo horário acontecerá no dia 10 de novembro.

Considerando que o PT acreano e seus aliados no Congresso, sem falar da principal interessada na manutenção do atual horário acreano, a Rede Globo, nunca esconderam que são contra o retorno do antigo horário, eu só acredito que o horário vai mesmo voltar se a mudança se consolidar no próximo dia 10. Até lá tudo é possível, considerando o poder político dos que vilipendiaram e manipularam a opinião pública acreana a aceitar - mesmo que forçadamente - a manutenção do horário atual.

Desculpem pelo pessimismo, mas não me surpreenderei se algum político ou cidadão amazonense, por exemplo, recorrer à justiça para suspender os efeitos da Lei alegando que a consulta pública para o retorno do antigo horário não foi feita no Amazonas.

Claro que se isso vier a acontecer todos saberão que a iniciativa não reside lá, mas aqui no Acre, onde governantes, políticos e apoiadores interesseiros e arrogantes não se conformam em ser contrariados. Eles farão, como deixou claro o senador biônico do PT acreano, Anibal Diniz, "de tudo para que o antigo horário nunca mais retorne".

E se não conseguirem brecar a volta do horário, também tenho certeza absoluta que os governantes locais pertencentes ao PT farão o que estiver ao alcance deles para que a volta seja a mais confusa, desastrosa e prejudicial possível à população. É a forma que terão de mostrar que eles estavam certos e a maioria da população que votou no referendo pelo retorno do horário estava errada.

Mas quero dizer que estaremos atentos e iniciaremos movimento cívico para desmascarar iniciativas nesse sentido. Eles que pesem bem o que farão. O prejuízo político com a mudança autoritária da hora foi imenso e eles sabem disso. Ninguém pode ser tão burro a ponto de se envenenar e, ao apresentar os primeiros sinais de decadência, cavar a própria cova para quando morrer ter onde cair...