Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 novembro 2015

CRISE NA CONTAX

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A revista Exame informa em sua edição n° 1102 de 25/11/2015 que a Contax, a maior empresa de call center do país ficou sem dinheiro para pagar suas dívidas, que somam 1,5 bilhão de reais.

Segundo a reportagem, ao perceber que não teria como honrar debêntures que vencem em dezembro e fevereiro, a empresa inciou uma ampla renegociação com seus credores para tentar alongar as dívidas.


A conclusão do plano depende da venda de uma de suas subsidiárias, a Allus, que atua em outros países da América Latina e poderia valer, nas contas de analistas, 800 milhões de reais. O objetivo é usar 350 milhões de reais para reforçar o caixa e o restante para pagar os credores.


Segundo a revista, a Contax vem sofrendo com a crise econômica. Cerca de 30% de sua capacidade de atendimento está ociosa, enquanto a média do setor é infrerior a 15%. Apenas neste ano, a ação da empresa caiu 90% e vale 1 real. Em nota, a companhia informou que procura "obter consenso" com os credores para alongar seu endividamento e adequá-lo às suas "perspectivas operacionais".


Para os acreanos, uma importante indagação fica no ar diante das precárias condições econômicas da empresa: até quando estarão garantidos os empregos de milhares de jovens contratados para atuar na unidade da empresa localizada em Rio Branco?


Segundo notícias divulgadas na imprensa local, a empresa investiu 40 milhões de reais na construção de sua sede em Rio Branco e contou com apoio do governo do Estado e da prefeitura da cidade, que auxiliaram na pré-capacitação dos primeiros contratados e na disponibilização de novas linhas de transportes públicos para facilitar o acesso dos funcionários à sede da empresa.


Foto: Gleison Miranda/Assecom-AC