Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 outubro 2005

ACRE: A GRANDE SECA DE 2006 JÁ ESTÁ ANUNCIADA

No domingo, 23/10, o Dr. Foster Bronw, do SETEM/UFAC encaminhou e-mail para dezenas de pessoas pedindo para todos se prepararem: vai haver uma seca severa em 2006. As chuvas que cairam durante 2005 estão até 30% inferiores ao normal. Com a seca os problemas enfrentados pelos acreanos neste ano irão se repetir no ano que vem, talvez até com mais intensidade: incêndios descontrolados de áreas agrícolas e florestais, fumaça, aeroportos fechados, crises generalizadas na área de saúde.
Em 2005, depois de uma paralisia inicial, o Governo do Estado conseguiu se mobilizar e uniu a todos para combater a crise no meio ambiente acreano. Graças a isso já existem planos sendo feitos para o ano que vem. Não vamos ser pegos desprevenidos. Ainda bem.
Só existe um pequeno detalhe para o qual ainda não foi possível se chegar a um consenso e que vai fazer grande diferença no ano eleitoral que se aproxima:

- De quem é a culpa?

TOM DA CAMPANHA ELEITORAL EM 2006 VAI SER A DISCUSSÃO AMBIENTAL

É isso mesmo. A campanha política de 2006 vai girar em torno deste assunto. Vamos ouvir muitos discursos sobre as vantagens de diferentes modelos de desenvolvimento. Literalmente voarão faiscas das discussões que deverão ser travadas no campo político para apontar os "judas" da falência ambiental do Acre. Só recomendo que as discussões sempre sejam realizdas em ambientes fechados, longe de lugares propensos a pegar fogo.
Me preocupa que a turma do "quanto pior melhor" vai ter que ser vigiada de perto para não cometer absurdos em nome da conquista de alguns votos ou para provar que eles estão certos e os outros errados. A imprensa sensacionalista vai torcer silenciosamente para que desastres espetaculares aconteçam. Vai ser interessante ver dezenas de candidatos que não têm a menor idéia do que seja meio ambiente, subir em palanques para dizer que eles são "a favor do meio ambiente!".
O ano promete. Vai fazer jus ao didato acreano que diz que "ano eleitoral é fogo!"