Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 outubro 2005

O CRIME AMBIENTAL COMPENSA?

No Domingo passado publiquei um post (O poder da imprensa) sobre uma reportagem do diário inglês THE GUARDIAN que considerei injusta com o Brasil. Em uma das frases, o reporter inglês dizia: ...“Dorothy Stang foi provavelmente assassinada por fazendeiros, que por toda a Amazônia são protegidos pela polícia”.
O que você acha leitor?
Se você concorda saiba que isso não irá surpreender ninguem. É essa a impressão que a gente tem no Brasil, onde é mais fácil prender - e manter injustamente na cadeia por meses - um ladrão de galinhas do que um acusado de crime ambiental, réu confesso e reincidente. Duvida? Leia o que saiu hoje no site do Estadão.com (links no final do post). Lá você vai ter o desprazer de saber que o Sr. José Dias Pereira, aquele réu confesso que derrubou de uma só vez 2 milhões de árvores no Pará, não apenas foi solto, mas teve o processo aberto contra ele anulado por que a justiça federal se considera incompetente para julgar o crime. Como diz o ditado popular, "toma que o filho é teu". Enquanto isto o acusado, citado pelo MMA como uma das provas vivas de que os crimes ambientais no Brasil estão sendo combatidos, vai ficar livre.
Se provadas verdadeiras todas as acusações contra o Sr. Dias Pereira, isso significa que o crime até agora tem sido mais do que compensador para ele. No ano passado ele derrubou ilegalmente 2.053 hectares de mata e foi multado em R$ 3 milhões pelo IBAMA. Ele passou longe da cadeia e, aparentemente, providências concretas (cobrança da multa) não foram efetivadas contra o mesmo. Talvez por isso este ano ele mais que triplicou a área derrubada ilegalmente. De uma só vez foram ao chão 6.852 hectares de floresta para a formação de pastagens. Foi multado em R$ 10 milhões. Não deu para ele ficar fora da cadeia por que a indignação e o tamanho do estrago ambiental foram demais.
Agora que ele foi solto e considerando as acusações que pesam contra ele em virtude de suas atitudes dos anos anteriores, o que você, caro leitor, acha que vai acontecer no ano que vem? Qual a mensagem que a nossa justiça - não importa se federal ou estadual - passa aos demais destruidores da nossa floresta Amazônica?
"Afinal, o crime ambiental compensa no Brasil?" Enquanto isso o meio ambiente clama: "justiça e cadeia para os criminosos!"

Links para as reportagens do Estadão.com:
Homem que derrubou 2 milhões de árvores no Pará é solto
Fazendeiro confessa derrubada de 2 milhões de árvores no Pará