Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 outubro 2005

É VERDADE! O TERCEIRO MUNDO ESTÁ VIRANDO DEPÓSITO DE COMPUTADORES VELHOS!

Com a desculpa de que estão "construindo pontes para eliminar a segregação digital" existente entre o primeiro e o terceiro mundo, as nações desenvolvidas estão usando estas mesmas "pontes" como verdadeiros dutos para se livrar de lixo tóxico, diz relatório da Basel Action Network, sediada em Seattle, EUA. Um relatório anterior, de 2002, informava que 50 a 80% do lixo eletrônico coletado para reciclagem nos EUA estava sendo desmontado e reciclado em condições irregulares e prejudiciais à saúde em países como China, Índia e Paquistão. O novo relatório sugere que a população americana em geral está sendo enganada, pensando que seus computadores velhos estão sendo reclicados e usados de forma útil nos países pobres.
A maioria destes equipamentos são recolhidos nos EUA por empresas recicladoras que geralmente os recebem de graça de empresas particulares, agências do governo e comunidades. Algumas partes reutilizáveis são aproveitadas, mas a maioria dos equipamentos são vendidos a preços irrisórios ou doados para os países pobres para serem reparados, vendidos ou desmontados usando mão-de-obra barata. De acordo com o Conselho de Segurança Nacional dos EUA, mais de 63 milhões de computadores se tornarão obsoletos em 2005.
No porto de Lagos, Nigéria, o relatório afirma que uma média de 500 containers são desembarcados a cada mês. Cada um deles trazendo cerca de 800 computadores usados, perfazendo um total mensal de cerca de 400.000 unidades. A maioria dos equipamentos que chegam está danificado e é economicamente inviável repara-los ou revende-los. "Os nigerianos estão nos dizendo que estão recebendo até 75% de equipamentos que não podem ser aproveitados" diz Jim Puckett, coordenador do Basel Action Network. Como resultado, os equipamentos estão sendo descartados em lixões, com grandes possibilidades dos resíduos tóxicos dos equipamentos causarem a contaminação dos lençois freáticos, criando condições impróprias de saúde para a população. Em média um monitor de computador contém até 3,5 kg de mercúrio, além de plástico aditivado com retardantes de chamas e cadmium, todos tóxicos para o meio ambiente e humanos.
A Basel Action Network tem tentado fazer com que a Convenção de Basel (Suiça), assinada por vários países com o objetivo de controlar e limitar o mercado de lixo tóxico no mundo, seja implementada na prática. Os EUA são o único país desenvolvido que não assinou o tratado. Apesar disso, a ação da Basel Action Network já conseguiu fazer com que cerca de 30 empresas recicladoras americanas se comprometam a exportar somente equipamentos testados e em condições de uso.

Link para o artigo original:
Poor Nations Are Littered With Old PC's, Report Says
By Laurie J. Flynn Published: October 24, 2005
The New York times

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabens por este maravilhoso blogue. Votos de bom trabalho! Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

28/10/2005, 05:56  

Postar um comentário

<< Home