Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 outubro 2005

PÓS-GRADUAÇÃO NO INPA

O programa integrado de pós-graduação em biologia tropical e recursos naturais do INPA está informando na sua página os locais das provas para a seleção das turmas para o ano de 2006. Clique aqui para acessar a listagem.

O Programa de Pós-Graduação do INPA

O INPA possui o maior programa de pós-graduação em biologia tropical e manejo de recursos naturais de toda a Amazônia. São oferecidas anualmente 118 vagas (Mestrado e Doutorado) nos seguintes cursos: Agricultura do Trópico Úmido (15), Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18), Botânica (13), Ecologia (20), Entomologia (18), Ciências Florestais Tropicais (20) e Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (14).
Este ano as provas de seleção para os diferentes cursos acontecerão no mesmo dia, não sendo possível aos candidatos concorrer a mais de uma vaga. Estão inscritos 665 candidatos (média de 5,6 por vaga), que irão fazer as provas por todo o Brasil, inclusive em Rio Branco. O curso mais concorrido é o de Ecologia, o melhor do Brasil, com 9,9 candidatos disputando cada uma das vagas 20 vagas. Digno de nota o fato que 2/3 dos candidatos inscritos para este curso são de fora da região Amazônica.

Inscrições e locais de realização das provas

As inscrições acontecem anualmente entre os dias 15 de julho e 30 de setembro e podem ser feitas pela Internet. Havendo candidatos, as provas são aplicadas em todas as capitais de Estados da Amazônia. Este ano, além de Manaus, Belém, Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista, as provas também acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Piracicaba, Londrina, Santarém, São Luis, Cuiabá, Palmas, Recife, Brasília, Salvador e Porto Alegre.
Aos leitores do blog que moram em Rio Branco e que estão com planos de fazer pós-graduação, recomendo tentar o programa do INPA. A maioria dos cursos dispõe de bolsa da CAPES (cerca de R$ 700/mês) para os melhores classificados na seleção. Alguns, como o de Ecologia, oferecem bolsas para a maioria dos selecionados. Informações adicionais podem ser solicitadas a minha pessoa (trabalho no INPA). Tenho o maior interesse em ajudar.