Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 novembro 2005

EFEITOS DAS QUEIMADAS FLORESTAIS NO ACRE

Acontecerá hoje na sede da prefeitura de Rio Branco (15:00-17:00h), a primeira reunião do “Grupo de Trabalho de Pesquisa - Recuperação de Áreas Afetadas pelas Queimadas e apoio para Defesa Civil”. Fazemos parte do grupo, que conta ainda com a participação de representantes da UFAC, EMBRAPA, INPA, Prefeitura Municipal, IMAC, da Defesa Civil e da sociedade em geral. É o início do processo de investigação para que a sociedade local tenha as informações necessárias para decidir o que fazer com os desafios que as queimadas decorrentes da seca produziram este ano.
A pauta preliminar é a seguinte:
1. Quantificação das perdas associadas com as queimadas deste ano, especialmente as ambientais. Resultado esperado: plano preliminar de estudos e indicação dos responsáveis.
2. Programa para evitar problemas de queimadas pelos próximos 8 meses. Resultado esperado: delimitar os próximos passos e quem pode se responsabilizar por cada um deles.
3. Publicação de documentos sobre o que realmente aconteceu no Acre. Para ser escrito em 2 meses. Resultado esperado: um plano de ação e orçamento preliminar para a sua execução.
O Dr. Foster Brown (UFAC/PZ) estará liderando os trabalhos.