Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 novembro 2005

OPORTUNIDADE: PÓS-DOC NA UFAC

Anúncio e Termo de Referência:

"Pós-doc em Conservação Amazônica baseada na Universidade Federal do Acre"

A Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade da Flórida (UF) estão abrindo uma posição pós-doc, localizada na Universidade Federal do Acre, como parte do programa Iniciativa para Liderança da Conservação Amazônica. A posição terá duração de dois anos, iniciando entre janeiro e março de 2006.

Objetivos e responsabilidades:

A Iniciativa para Liderança da Conservação Amazônica busca contribuir para odesenvolvimento institucional de longo prazo da Universidade Federal doAcre, com o objetivo de fortalecer sua capacidade de oferecer cursos de pós-graduação para futuros líderes da área de conservação, com ênfase em dois programas de mestrado: Desenvolvimento Regional e Ecologia e Manejo deRecursos Naturais.

O pós-doc desenvolverá pesquisa em colaboração com pesquisadores da UFAC emuma ou mais das áreas temáticas de enfoque do programa: (a) Manejo de ÁreasProtegidas, (b) Planejamento e Política Regionais, (c) Manejo FlorestalSustentável e (d) Manejo Comunitário de Recursos Naturais.

O pós-doc também participará em disciplinas, bancas, orientações, e trocasde experiências para fortalecer o currículo e ensino nos dois programas demestrado ora mencionados. Ele ou ela deve apoiar e colaborar no ensino (porexemplo oferecendo módulos ou cursos curtos), mas não terá responsabilidade plena de ensinar cursos.

Critérios de seleção:

- Experiência e capacidade para pesquisa multi-disciplinar relacionadaaos objetivos do programa.
- Capacidade para integração e fortalecimento dos grupos de pesquisa da UFAC e da UF.
- Conhecimento e experiência com ensino multi-disciplinar, com destaque para a integração das ciências naturais com as ciências sociais para responder a problemas e oportunidades aplicadas de conservação na Amazônia.
- Experiência e conhecimento com a problemática de conservação e desenvolvimento do Acre desejável.
- Habilidade e conhecimento para servir como um elo entre UFAC e UF.

Benefícios: O pós-doc será contratado pela Universidade da Florida e receberá salário e benefícios da UF, além de um pequeno orçamento para viagens, equipamento e materiais.

Como se candidatar: Mandar currículo, carta de interesse e nomes de 3pessoas que podem servir de referência (com telefones e endereçoseletrônicos) para Robert Buschbacher, Coordenador, Iniciativa para Liderançada Conservação Amazônica, UF, via email (rbusch@ufl.edu).

A carta deve explicar como o candidato se encaixa em cada um dos critérios de seleção, e apresentar como o candidato iria abordar os objetivos e responsabilidades da posição.

Prazo: Aplicações seriam avaliadas a partir de 15 de dezembro 2005.