ALDEIAS VIGILANTES

Executado pela ONG Amazonlink, com apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente e parcerias do Governo do Acre (IMAC e PGE), Funai, IBAMA, OPIN, Mapkaha, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, o projeto ALDEIAS VIGILANTES é uma nova forma de aboradagem na proteção dos conhecimentos tradicionais e no combate a biopirataria na Amazônia.
Ele pretende levar às comunidades indígenas um programa de caráter informativo, educativo e conscientizador sobre fatos envolvendo apropriação dasautorizada de conhecimentos tradicionais e recursos biológicos da Amazônia, numa linguagem adequada à diversidade étnica e cultural de cada Povo.

Os principais objetivos são:
a) O empoderamento das comunidade indígenas Manchineri;
b) Construção de um sistema de informação de combate a biopirataria; e
c) Implementar uma campanha de divulgação sobre proteção dos conhecimentos tradicionais e da biodiversidade e das atividades do projeto.
Para isso serão realizadas oficinas de capacitação com as comunidades indígenas, esclarecendo os direitos e garantias de proteção e acesso aos conhecimentos tradicionais e recursos genéticos. Estão planejadas ainda a capacitação de técnicos dos órgãos governamentais de fiscalização nas discussões sobre a biopirataria e a divulgando dos resultados do projeto como forma de sensibilização e difusão do tema biopirataria para a sociedade em geral.

A gênese do projeto foi o casamento entre as atuações da ONG Amazonlink, dos Povos Indígenas Katukina, Manchineri, Yawanawá e Kaxinawá com as preocupações demandadas II Encontro Interinstitucional dos Povos da Floresta do Vale do Juruá/AC, em abril/maio 2003.
Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas clicando aqui.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home