Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 dezembro 2005

EXPLORADORES DA SERRA DO MOA: DICAS DO ALCEU

A incrível aventura de um geólogo nascido na Letônia que "varou" de Cruzeiro do Sul, no Acre, até Pucalpa, no Peru, entre os meses de agosto de 1935 e fevereiro de 1936.












No post sobre a Visita de Simpson ao Acre, havida mencionado que tinha dúvidas sobre outro estrangeiro que visitou a Serra do Moa no início do século. O Dr. Alceu deu as dicas e revela a identidade desse estrangeiro. Sugere ainda que foi ele quem pousou com avião pela primeira vez na cidade de Cruzeiro do Sul.

Segundo o Dr. Alceu, o estrangeiro que a gente ouve falar que visitou a Serra do Moa no início do século foi Victor Oppenheim, um geólogo nascido na Letônia cuja história na América do Sul daria vários livros.

Ele veio em 1929 para a América do Sul como consultor da firma Francesa Ludovick Barreau. Durante os vinte anos seguintes ele explorou e mapeou geologicamente o continente, geralmente como consultor dos países que ele explorava e mapeava. Suas longas viagens pelo Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia e leste do Peru resultaram nos primeiros mapas geológicos de cada um destes países. Foi ele que primeiro completou um mapa geológico generalizado da América do Sul, que foi publicado pelo Pan American Institute of Mining, Engineering, and Geology em 1945

Segundo o professor Alceu, "o homem foi uma legenda e é mais um dos tantos desconhecidos dos acreanos. Como ele andou na Serra do Moa, Divisor e Contamana, entre Agosto de 1935 e Fevereiro de 1936?"

- Desconfio que foi o Oppenheim quem desceu com o primeiro avião em Cruzeiro do Sul, vindo de Pucalpa...é uma suposição mas as datas combinam, valeria uma pesquisa.

Quanto ao maquinário e acampamento na Serra do Moa, este foi um trabalho liderado por outro legendário brasileiro, o Pedro de Moura....seguindo os passos do Victor.....o grupo do Pedro de Moura tentava descobrir o petróleo que o Victor Oppenheim havia descoberto no lado peruano....como a geologia era a mesma, deveria haver petróleo do lado de cá.










Na página sobre a vida de Victo Oppenheim , existem informações sobre a viagem que ele fez no Acre: saiu de Cruzeiro do Sul em um confortável barco, cruzou a Serra do Moa em canoas, enfrentando cachoeiras e mantendo contatos com indígenas, até parar do outro lado da fronteira, no Peru.

Até nos dias de hoje tal viagem é uma "verdadeira aventura", completada por poucos. Ao longo do caminho, ele subiu até as cabeceiras do rio Azul, visitou o rio Paraná dos Mouras e manteve contato com a tribo indígena que ele chamou de Nucuini. No lado peruano ele continuou a viagem de estudo geológico descendo o rio Tapiche e o Ucayali, encontrando com as tribos dos Capanaua e Chamas.

Aos interessados na vida e nas aventuras de Victor Oppenheim, existe, existe uma página na internet dedicada a ele. Clique para visitar (em inglês).

Abaixo apresento uma lista de trabalhos que Oppenheim publicou como resultado de sua passagem pelo Acre:
- NOTAS ETHNOGRAPHICAS SOBRE OS INDIGENAS DO ALTO 
JURUA (ACRE E VALLE DO UCAYALI (PERU). Annaes Academia 
Brazileira de Sciencias. T. VIII, No. 2. Rio de Janeiro, 1936.
- SOBRE OS RESTOS DA CULTURA NEOLITICA DOS PANOS. 
Annaes.  Acad. Braz. Sciencias. T.8 No.4, Rio de Janeiro, 1936.

- GEOLOGIA DO NOROESTE DO TERRITORIO DO ACRE BRAZIL.

Mineracao e Metallurgia, Vol. 1, No. 2, pp. 883-84, Rio de Janeiro, 1936.

- GEOLOGICAL EXPLORATION BETWEEN UPPER JURUA RIVER

(BRAZIL) AND MIDDLE UCAYALI RIVER (PERU). Bull. Am. Assoc.

Pet. Geol., Vol. 21, No. 1, pp.97-110, 1937.

Review by J. T. Singewald, Jr. BuIl.Am. Assoc. Pet. Geol., Vol. 21,

No. 10, pp. 1347-1351, 1937.

-GEOLOGIA DO N.O. DO TERRITORIO DO ACRE, BRAZIL. Minist. da Agricult., Dept. Nal. Prod. Min., Bol. No. 26 (insert) Rio de Janeiro, 1938.

Quanto às aventuras de Pedro Moura e outros brasileiros que fizeram o famoso "buraco" na Serra do Moa, este assunto vamos pesquisar com afinco pois vai dar muito mais do que um simples post.