Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 dezembro 2005

MEIO AMBIENTE MANAUARA AGRADECE

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO FAZ EMPRÉSTIMO DE U$ 140 MILHÕES PARA A CIDADE DE MANAUS

O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de U$ 140 milhões para a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, para serem investidos na solução dos problemas causados pelas inundações que ocorrem frequentemente em parte da cidade.

O programa vai se concentrar no planejamento do uso da terra e infraestrutura na região dos bairros Educandos-Quarenta, a parte mais velha de Manaus onde vivem cerca de 580.000 pessoas. Entre as ações planejadas estão a reabilitação e instalação de sistemas de drenagem, água encanada e coleta e destinação adequada de esgoto e lixo.

As inundações que ocorrem na cidade são causadas pelo represamento e elevação do nível de água de alguns igarapés cortam a cidade. Durante o período das chuvas, o rio Negro chega a subir até 14 m, causando sérios problemas para os moradores das favelas e palafitas dos bairros citados, que, além da alagação e desbarrancamento do rio, são afetados por doenças gastroinstestinais.

A população de Manaus passou de 300.000 em 1970 para 1,5 milhões em 2003 em razão da criação da Zona Franca, o que deixou partes da cidade sem infraestrutura adequada.

O empréstimo tem carência de 6 anos e taxa de juros variável. A contraparte local é de U$ 60 milhões.

Referência:
IDB approves US$140mn for Manaus flood control, environ program - Brazil.
Published: Wednesday, November 30, 2005 16:51 (GMT -0400)

Nota do blog: seja quem for o prefeito de Manaus: é muita dinheiro! Fico curioso se os recursos têm que ser gastos nos próximos 3 anos ou o período de aplicação é maior. De qualquer forma, o "sortudo" vai, com essa ajuda, ter a oportunidade de se perpetuar no poder da cidade e do Estado. Temos um novo Amazonino a caminho?