A NECESSIDADE DE SE RECICLAR OS PNEUS VELHOS
Como muitos de vocês devem saber, descartar pneus velhos é um problema. Aqui no Acre mesmo a gente está acostumado a ver que muitas pessoas simplesmente queimam os pneus velhos pois não sabem o que fazer com eles. Guarda-los nestes tempos de dengue é um risco. O pior de tudo é que a fumaça gerada pela queima dos pneus é poluidora e, mais lamentável, os restos de pneus poderiam ser reciclados. Estamos queimando dinheiro!
Porque as pessoas queimam os pneus velhos? Por falta de opção para reciclá-los. É que não existe no país um sistema de coleta e reciclagem de pneus similar, por exemplo, ao que existe no caso das latas de alumínio, papelão e vidros. Uma das principais razões para a inexistência da reciclagem de pneus é que eles são grandes, pesados, difíceis de transportar e caros para serem reciclados. Além disso, montar uma rede de coleta de pneus para reciclagem exige investimento financeiro razoável pois o frete para o transporte de pneus velhos fica elevado em razão do volume e peso que eles representam.
Tá certo que muitos de nós, eu inclusive, já mandamos reformar (recauchutar) pneus velhos. É uma forma de reciclar os pneus. Só que tem um momento em que os pneus usados não podem mais ser recauchutados. Neste ponto, para serem reciclados, eles precisam ser desmontados e "remontados" (remoldados). Se aproveita a carcaça de fios de aço. A borracha original é descartada. É uma forma ecológica de usar um produto que de outra forma, fica abandonado nas beiras de estradas, quintais e terrenos baldios. Poluindo e servindo de criadouro para insetos causadores de doenças como a dengue.
Se não fosse tão caro recolher os pneus velhos, temos certeza que não sobraria um deles nas borracharias do Brasil. A coisa ia ser como tem sido hoje com as latinhas de alumínio: a gente nem termina de beber a cerveja e já tem alguem do lado pedindo preferência pela lata vazia. Acho muito legal isso. Gera emprego e renda para os menos afortunados.
Vocês já imaginaram os caminhões que hoje retornam do Acre vazios, saindo carregados com os pneus descartados pelos Acreanos. Seria uma faxina e tanto. É uma pena que os pneus velhos "Made in Brazil" não sejam recolhidos e reciclados.
Mas estando no Brasil, o país onde tudo é possível, no lugar de reciclar os pneus velhos feitos aqui (Made in Brazil), estamos importando pneus velhos de outros países. Só da Europa são milhões deles. Embora proibidos por lei, alguns "empresários" espertos se valem da "induústria das liminares" para continuar importando livremente pneus velhos.
Leia a seguir os desdobramentos dessa "guerra dos pneus velhos" que está sendo travada no Congresso Nacional, e como existe o risco real do Brasil virar o "depósito oficial" dos pneus velhos descartados na Europa.
Porque as pessoas queimam os pneus velhos? Por falta de opção para reciclá-los. É que não existe no país um sistema de coleta e reciclagem de pneus similar, por exemplo, ao que existe no caso das latas de alumínio, papelão e vidros. Uma das principais razões para a inexistência da reciclagem de pneus é que eles são grandes, pesados, difíceis de transportar e caros para serem reciclados. Além disso, montar uma rede de coleta de pneus para reciclagem exige investimento financeiro razoável pois o frete para o transporte de pneus velhos fica elevado em razão do volume e peso que eles representam.
Tá certo que muitos de nós, eu inclusive, já mandamos reformar (recauchutar) pneus velhos. É uma forma de reciclar os pneus. Só que tem um momento em que os pneus usados não podem mais ser recauchutados. Neste ponto, para serem reciclados, eles precisam ser desmontados e "remontados" (remoldados). Se aproveita a carcaça de fios de aço. A borracha original é descartada. É uma forma ecológica de usar um produto que de outra forma, fica abandonado nas beiras de estradas, quintais e terrenos baldios. Poluindo e servindo de criadouro para insetos causadores de doenças como a dengue.
Se não fosse tão caro recolher os pneus velhos, temos certeza que não sobraria um deles nas borracharias do Brasil. A coisa ia ser como tem sido hoje com as latinhas de alumínio: a gente nem termina de beber a cerveja e já tem alguem do lado pedindo preferência pela lata vazia. Acho muito legal isso. Gera emprego e renda para os menos afortunados.
Vocês já imaginaram os caminhões que hoje retornam do Acre vazios, saindo carregados com os pneus descartados pelos Acreanos. Seria uma faxina e tanto. É uma pena que os pneus velhos "Made in Brazil" não sejam recolhidos e reciclados.
Mas estando no Brasil, o país onde tudo é possível, no lugar de reciclar os pneus velhos feitos aqui (Made in Brazil), estamos importando pneus velhos de outros países. Só da Europa são milhões deles. Embora proibidos por lei, alguns "empresários" espertos se valem da "induústria das liminares" para continuar importando livremente pneus velhos.
Leia a seguir os desdobramentos dessa "guerra dos pneus velhos" que está sendo travada no Congresso Nacional, e como existe o risco real do Brasil virar o "depósito oficial" dos pneus velhos descartados na Europa.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home