Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 dezembro 2005

OPINIÃO: AMBIENTE ACREANO

Se o Brasil fosse sério, importar 5 pneus velhos com compromisso de se destruir outros 4, até seria uma boa idéia - mesmo porque já existe legislação obrigando o cumprimento dessa regra. Você leitor, me diga sinceramente: dá para acreditar que esses empresários vão mesmo cumprir esse compromisso? Já disse uma vez e digo de novo: tem cem e uma coquinha. E não adianta dizer que tem que apresentar laudo do IBAMA, da polícia, disso e daquilo.

A fraude e corrupção no país são tão arraigadas que existem 100% de chances de que a lei vai ser descumprida. O que muitos, que estão trabalhando na ilegalidade ou na base de "liminares", estão esperando ansiosamente é a aprovação da lei. Depois que ela for aprovada, vão fazer aquele sinal que agente faz combinando com as palavras: "aqui ó". O importante com a lei aprovada é que eles vão se livrar de problemas com a justiça e deixar de depender das liminares.

Vão econominzar com os advogados e os "custos" que estes processos demandam para que andem com a celeridade que eles precisam para que os interessados possam continuar com seus negócios em funcionamento.

Nossa sugestão para a lei não ser burlada:

- Proibir a importação de pneus velhos e obrigar os "remoldadores", a usar pneus velhos Made in Brazil.

Existe no Brasil descarte suficiente de pneus velhos para atender a demanda deste "empresários". A lei tem que obrigar os fabricantes de pneus a arcar parcialmente com o custo da reciclagem de pneus. Isso viabilizaria a formação de uma rede nacional de reciclagem de pneus.

O leitor deveria se perguntar:
- Com todo este potencial de reciclagem dos pneus produzidos no Brasil, da criação de uma rede de reciclagem, geração de emprego e renda, por que os "remoldadores" estão tão "preocupados" em aprovar a lei que vai abrir as portas do país para os pneus velhos da Europa?

A resposta é simples: lucro fácil. Por que os Europeus são organizados e já dispõem de uma eficiente rede de coleta de pneus velhos. Para estes empresários brasileiros é mais barato comprar containers cheios de pneus e trazê-los para o Brasil do que investir dinheiro na formação de uma rede de coleta de pneus velhos espalhados pelo país.

- Portanto, o "lucro fácil" está falando mais alto. Esqueçam qualquer argumento - por parte dos remoldadores - de que querem o bem do meio ambiente brasileiro.

Se assim fosse, por que não investir no recolhimento do estoque nacional de pneus velhos?