Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 dezembro 2005

TAMIFLU NÃO ESTÁ CONSEGUINDO COMBATER NOVOS CASOS DE GRIPE DO FRANGO

Duas pessoas que morreram no Vietnam estavam infectadas por cepas do vírus da gripe do frango que resistiram ao Tamiflu, o remédio considerado como a esperança para impedir a disseminação da doença.

Um artigo científico que vai ser publicado amanhã (22/12) no New England Journal of Medicine por pesquisadores do Oxford University Clinical Research Unit and Hospital for Tropical Diseases, na cidade de Ho Chi Minh City (ex-Saigon), reporta que o vírus causador da gripe do frango é resistente ao Tamiflu.

Segundo um dos autores do artigo, Menno de Jong "A resistência ao vírus pode ocorrer durante o período em que o Tamiflu é administrado aos pacientes”. O resultado do estudo indica que a estratégia para o tratamento do vírus deve incluir mais agentes antivirais. Segundo o artigo, "O Tamiflu talvez mate a maioria, mas nunca todos os vírus do corpo de uma pessoa. Aqueles vírus que sobrevivem passam então a ser resistente ao remédio".

Além de permitir que a infecção se espalhe, a eliminação incompleta do vírus oferece oportunidades para que a resistência ao remédio se desenvolva, diz o estudo. As razões para a ineficácia do Tamiflu em alguns pacientes ainda são incertas, mas os pesquisadores especulam que o vírus talvez esteja se replicando de forma muito rápida ou de alguma forma, o remédio se modifica e se torna ineficaz nestes pacientes.

Um das duas pessoas que morreram foi uma vietnamita de 13 anos de idade, que inicialmente apresentou febre e tosse durante um dia. A morte ocorreu oito dias depois. A outra pessoa tinha 18 anos e morreu três semanas depois dos sintomas iniciais.

Outra revista científica, Nature, publicou em outubro um artigo sobre o caso de uma jovem vietnamita na qual o vírus mostrou sinais de resistência à droga. A paciente sobreviveu à doença.

Para ser eficaz contra o vírus, o Tamiflu tem que ser administrado aos pacientes infectados nas primeiras 48 horas depois da apresentação dos primeiros sintomas.

Referência: Avian Flu Strains Show Resistance to Tamiflu, by By Steven Reinberg, HealthDay Reporter, Qua 21 Dez, 17:03 h