Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

08 março 2006

SEMENTES NATIVAS PARA USO EM ARTESANATOS

É VIÁVEL BENEFICIÁ-LAS DIRETAMENTE NAS COMUNIDADES EXTRATIVISTAS?

Andréa Alechandre da Rocha & Frederico Thé Pontes
Parque Zoobotânico e Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre-UFAC

Parte 2

INTRODUÇÃO

As Reservas Extrativistas-RESEX são a mais nova unidade do Sistema Brasileiro de Unidades de Conservação – UC. Foram criadas a partir de 1990 e são espaços territoriais destinados a exploração dos recursos naturais renováveis por populações extrativistas, para exploração de subsistência e comercial. As Reservas foram transformadas em área do poder público e administradas, através da concessão de direito real de uso, por comunidades.

A Reserva Extrativista Chico Mendes possui uma área total de aproximadamente 970.570 hectares (novecentos e setenta mil quinhentos e setenta hectares). Em seu “Plano de Utilização”, estabeleceu-se que 90% da área total seria destinada a Reserva Legal (aproximadamente 873.513 hectares) e os 10% restantes ficariam para as atividades complementares.

A necessidade de conservar e ao mesmo tempo explorar a biodiversidade das florestas acreanas no contexto da geração de renda sustentável, faz com que dia-a-dia, os moradores dessas áreas, descubram novas alternativas de atividades produtivas que contribuam para a melhoria de vida dessas famílias residentes nas áreas de conservação ambiental, com mais dignidade e lucratividade.

Diversas são as atividades cotidianas de um morador da floresta, desde o trabalho no roçado, a caça, a coleta de castanha e seringa, entre outras, destacando-se os recursos da própria mata como fonte de alimentação, como é o exemplo do açaí e do patauá, dos quais se extrai a polpa, sendo dois sucos bastante consumidos por todos da família e também muito apreciados nas cidades do Acre, embora esse consumo seja feito de forma exploratória sem um manejo adequado dos mesmos.

Sementes florestais são um pequeno tesouro na região amazônica, mas especificamente no sudoeste do Amazonas e Estado do Acre, que começam a despertar a atenção de quem acredita que o homem pode conviver com a natureza, tirando o sustento, sem causar danos ao ambiente que o cerca (SEBRAE-Programa de Artesanato.). O trabalho com sementes pode ser desenvolvido por crianças, adolescentes, donas de casa, índios, seringueiros, agricultores, entre outros, se tornando uma fonte de riqueza natural, complementando a renda familiar; através dos recursos da floresta de forma sustentável.

Visando o incentivo, a conservação das áreas de floresta, o aproveitamento econômico de recursos da própria mata e o aumento da renda dos moradores, apresenta-se a presente Análise da Viabilidade Econômica para instalação de duas unidades de beneficiamento de sementes nativas para venda, com agregação de valor através de técnicas simples, de fácil manejo e bem aceitas pelas comunidades, que poderão dispor de um recurso até então pouco explorado e de baixo impacto ambiental, como a venda das sementes beneficiadas (lixadas, polidas, fatiadas e selecionadas) para artesanato.

O envolvimento de cada grupo ou família tende a proporcionar a valorização do potencial da floresta nativa, que atua de forma decisiva como fonte de renda para estas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e manejo racional das florestas acreanas.

OBJETIVOS DO ESTUDO

Avaliar a capacidade de produção e viabilidade econômica do beneficiamento de 5 espécies de palmeiras nativas (paxiubão, jarina, paxiubinha, patauá e açaí), em duas comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, Brasiléia-Ac. Especificamente se buscou informações para:

- Avaliar o potencial produtivo de cada espécie a ser trabalhada;
- Avaliar o custo de produção local do beneficiamento das sementes nativas;
- Apresentar uma proposta alternativa, viável, que possa contribuir com um acréscimo na renda financeira de 23 famílias, moradoras das colocações;
- Contribuir com a capacitação profissional de 40 pessoas (homens, mulheres e crianças) das áreas de reserva;
- Proporcionar a inter-relação de atividades produtivas entre as comunidades de áreas diferentes;
- Aproveitar as sementes oriundas do beneficiamento de polpa de açaí.

METODOLOGIA USADA

- Foram realizadas pesquisas em Rio Branco-Ac, junto a 7 artesãos, que trabalham com as sementes nativas, e colhidas informações sobre beneficiamento, técnicas aplicadas, uso de maquinário e material necessário para o beneficiamento, análise dos custos de produção, compra e venda de sementes, mão-de-obra e qualificação;
- Realizada pesquisa bibliográfica sobre as espécies a serem exploradas, visando analisar o potencial produtivo de cada espécie;
- Coleta de informações junto a compradores de sementes e alguns fornecedores, informações essas que orientaram a tomada de decisão na apresentação da proposta;

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTUDO

Foi realizado em duas áreas, facilmente acessíveis tanto no período seco como no chuvoso, localizadas na Resex Chico Mendes, no município de Brasiléia, onde existem pessoas interessadas nestas atividades:

- Associção Boa Esperança: BR 317, sentido Brasiléia-Assis Brasil, Km 5; 30 Km de ramal; 11 famílias.

- Associção Chico Mendes: BR 317 sentido Brasiléia-Assis Brasil, Km 52; 18 Km de ramal; 12 famílias.

Clique aqui para ler a Parte 1 deste artigo
Clique aqui para ler a Parte 2 deste artigo