Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 abril 2006

NOVAS RESERVAS EXTRATIVISTAS NO AMAZONAS

OPORTUNIDADE DE TRABALHO PARA ESPECIALISTAS EM FAUNA, FLORA, ECONOMIA, SÓCIO-ECONOMIA

Valério Gomes, do blog REDE RESERVAS EXTRATIVISTAS informa que o IBAMA está planejando a criação de duas Reservas Extrativistas na região de Boca do Acre, no Estado do Amazonas. Segundo Valério, Leonardo Pacheco, do IBAMA, está buscando pessoas para realizar os estudos para justificar a criação de tais unidades. A contratação destas pessoas seria via programa ARPA.

O ARPA é um programa do Governo Federal, com duração prevista de dez anos, para expandir, consolidar e manter uma parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Bioma Amazônia, protegendo pelo menos 50 milhões de hectares e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

O Programa é implementado por uma parceria entre o MMA, o Ibama, governos estaduais e municipais da Amazônia, o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), o Banco Mundial, o KfW (banco de cooperação do governo da Alemanha), a GTZ (agência de cooperação da Alemanha),o WWF-Brasil, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e organizações da sociedade civil. Juntos, esses parceiros comprometeram-se em investir US$ 400 milhões ao longo de 10 anos na criação, consolidação e manutenção de áreas protegidas na Amazônia.

As metas e investimentos previstos pelo ARPA incluem:

- Até 2007: criar 18 milhões de hectares de novas unidades de conservação de uso sustentável ou proteção integral. Consolidar 7 milhões de hectares de unidades de conservação de proteção integral existentes.
- Até 2009 Criar 19,5 milhões de hectares de novos parques nacionais, reservas biológicas e estações ecológicas. Consolidar 20,5 milhões de hectares de unidades de conservação já criadas.
- Até 2013 Atingir um total de 50 milhões de hectares de unidades de conservação na Amazônia.

Os interessados em trabalhar na criação das duas novas Reservas Extrativistas no Amazonas devem enviar o currículo diretamente para Leonardo (Leonardo.Pacheco@ibama.gov.br), que enviaria a estas pessoas os termos de referência relativos à contratação.

Link útil: ARPA-IBAMA