Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 julho 2006

CHUVAS ACUMULADAS EM JUNHO DE 2006 = 0 MM

É isso mesmo! de acordo com o Boletim do IMAC-DEFESA CIVIL, publicado em 03 de julho, não caiu chuva na cidade de Rio Branco em todo o mês de junho (os dados foram coletados na estação pluviométrica instalada na Polícia Militar). Vale lembrar que na grande seca de 2005 o único mês sem chuvas foi agosto. Parece que a seca de 2006 está se antecipando.

O gráfico das chuvas apresentado ao lado dá uma idéia do comportamento errático da precipitação em nosso Estado neste ano de 2006. Dos seis primeiros meses do ano, três tiveram precipitação abaixo das médias históricas (Janeiro, Março e Junho), dois acima da média (Fevereiro e Abril) e um dentro da média (Maio)

Ainda em razão desta seca, o nível do rio Acre tem caido, embora ainda esteja cerca de 30 cm acima do nível registrado na mesma época em 2005. Vejam o gráfico ao lado. A linha em vermelho representa o nível do rio Acre em 2005. A azul o nível do rio Acre neste ano. Considerando que o nível do rio é um reflexo direto da precipitação na bacia, a continuar a falta de chuvas o nível deve atingir números inferiores aos registrados em 2005.