Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 fevereiro 2007

NICOLAU "LALAU" DOS SANTOS NETO

O retrato da injustiça brasileira

Ele roubou algumas dezenas de milhões de reais dos cofres públicos. Desfrutou da maior parte deles, garantiu o futuro dos filhos, netos, genros e outros aderentes. Foi preso, julgado e condenado à prisão. Mas mesmo assim não está na prisão. Ele está em casa, no que os ex-pares dele da justiça dizem que é prisão domiciliar. Lá ele tem direito a todo o conforto que o dinheiro roubado pode lhe dar (ar-condicionado, tv de plasma, internet, telefone, comida de restaurantes caros, etc). O que se pode pensar de tudo isso. É a vontade dos juízes, da justiça. Que justiça?

Dizem que ele está em prisão domiciliar porque sofre de depressão. Como todos sabem, depressão é uma doença grave, gravíssima. Tão grave que só pode ser tratada em casa. Hospital faz mal a quem sofre de depressão. No caso do "Lalau", a depressão que ele sofre deve ser porque não está podendo desfrutar com 100% de liberdade todo o dinheiro roubado. Deve sentir falta das viagens para Miami, os cruzeiros marítimos. Europa.

Show para a imprensa e para os juízes

Mas a vida de Nicolau não é um mar de tranquilidade, graças a deus. De vez em quando algum pentelho do Ministério Público "enche o saco" da paz doméstica de Nicolau e, com a ajuda de algum juíz a serviço da justiça do povo brasileiro, ele é obrigado a passar alguns dias em um hospital ou apartamento especial em suposta prisão extra-domiciliar. Mas isso acontece raramente. Aliás, nestas ocasiões ele aproveita para dar um show. Vai e vem em ambulância, em público ele não caminha, usa cadeiras de rodas ou, para um conforto maior, fecha os olhos e vai mesmo em uma confortável maca. Esse show para as câmaras ele aprendeu a dar enquanto estava roubando espertamente o nosso dinheiro.

Obviamente que ele não me comove nem me convence. Mas infelizmente comove e convence seus ex-pares (juizes) do TRF-SP que, por unanimidade, decidiram que ele deve continuar em casa, usufruindo todo o conforto que o dinheiro roubado pode lhe proporcionar.

Enquanto isso o balconista que furtou quatro bifes foi direto para a cadeia, sem dó nem piedade. E sem direito a segurança particular paga pela nosso bolso. Afinal de contas ele não é um "Lalau", ex-membro da justiça. Este sim, tem direito a quatro policiais federais em sua casa. Não para impedir a sua fuga, mas para protege-lo contra a ira popular pela situação absurda que o mesmo desfruta e para escolta-lo quando ele precisa, por exemplo, ir ao dentista. Vida boa a do "Lalau".

Com um exemplo de injustiça desse quilate sendo mostrado por todos os meios de comunicação, não me surpreenderei que mais e mais "Lalaus" aflorem Brasil afora. Afinal, fazer o que fez e ainda ser presenteado com prisão domiciliar...