Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 março 2007

COISA DA PROVÍNCIA ACREANA

Imaginem alguem ganhar uma causa na justiça para receber o que tem direito. Nada de anormal. Quem perdeu tem que pagar. De um jeito ou de outro, tem que pagar. Anormal é ter que ir com roupa de "baile" para assinar o documento em que a parte perdedora reconhece a derrota.

Foi isso que aconteceu na Assembléia Legislativa do Acre. Os funcionários ganharam na justiça algum dinheiro por conta de trapalhadas cometidas no passado pela administração daquela casa. Fiquem todos tranquilos, nós, os contribuintes vamos pagar a conta. Antes de capitular a administração da Assembléia tinha o dever de recorrer até a última instância. Parece que assim fez. Nada de anormal.

O anormal de toda a história é os administradores daquela casa tentarem se aproveitar do episódio para faturar dividendos políticos. Parece que foi isso que fizeram do começo ao fim. Senão vejamos.

Petecão: o caçador de marajá

O antigo presidente, Sérgio Petecão, por conta de todo o histórico de alguns marajás daquela casa (servidores que fazem pouco e ganham demais), se recusava ou protelava ao máximo o cumprimento da decisão judicial. Não fazia isso por outra razão: ainda hoje dá ibope ser considerado "caçador de marajá". Assim, cada vez que os oficiais de justiça batiam à sua porta ele aproveitava a oportunidade para chamar toda a imprensa local, enchia o peito, e dizia: "Marajá comigo não tem vez!"

Magalhães: capitulou mas não perdeu a pose

Agora, sob a presidência de Edvaldo Magalhães, finalmente não houve escapatória: acordo ou cadeia. Para não deixar de graça, o que fez o atual presidente da Assembléia? Armou uma solenidade pomposa, todo mundo vestido a caráter, tendo a imprensa como testemunha para mostrar à sociedade que "ele está pagando os servidores". Como se isso fosse um favor. Cumpriu apenas a obrigação, mas não perdeu a viagem. Políticos são assim. Mesmo na derrota não perdem a pose. Claro. Quem paga é a gente.

Clique aqui para ler a nota do Notícias da Hora sobre o episódio.