Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 março 2007

PESQUISA APONTA ALTOS ÍNDICES DE ANEMIA E DEFICIÊNCIA DE FERRO NA POPULAÇÃO RURAL ACREANA

Uma pesquisa realizada com 398 habitantes da zona rural do Acre concluiu que a Anemia e a Deficiência de Ferro estão presente em 16% e 19% da mesma, respectivamente. Os pesquisadores sugerem que a Anemia pode ter causas múltiplas. Cerca da metade das crianças e mulheres pesquisadas apresentaram índices alterados de ferro, mas apenas 19,7% dos casos foi derivado de deficiência de ferro.

Segundo a pesquisa, ocorrências de verminoses e casos recentes de malária foram fatores adicionais que afetaram os indicadores de ferro na população amostrada.

A pesquisa foi realizada por
Marcelo U. Ferreira e Mônica da Silva-Nunes, do Departmento de Parasitologia da Universidade de São Paulo, Carla N. Bertolino e Marly A. Cardoso do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Rosely S. Malafronte do Laboratório de Protozoologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Pascoal T. Muniz, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Acre. O artigo foi publicado na revista científica American Journal of Public Health, edição 97, No. 2, de Fevereiro passado.

Clique aqui para acessar a versão integral da pesquisa, originalmente publicada em inglês (Anemia and Iron Deficiency in School Children, Adolescents, and Adults: A Community-Based Study in Rural Amazonia)
.