Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 maio 2007

ASSENTOU, DETONOU!

A pouco comentada destruição da floresta Amazônica provocada pelos assentamentos de pequenos agricultores

"Assentou, detenou" foi o sugestivo nome de uma matéria da repórter Andréa Fanzeres, que abordou a questão do desmatamento em projetos de reforma agrária patrocinados pelo Governo na Amazônia (Assentou, detonou, O Eco, 16/03/2006).

O que o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) informa (ver post abaixo) já é do nosso conhecimento pois foi objeto da matéria acima. O que ele não falou durante seu pronunciamento foi que em 132 projetos de assentamento em Rondônia, 71% da cobertura florestal original já foi destruída.

Anteriormente, neste blog, já tínhamos denunciado o faz de conta que envolve a questão do desmatamento efetuado pelos pequenos agricultores. As autoridades fazem de conta que estes desmatamentos são insignificantes e os grupos políticos que apoiam esta categoria de produtores (especialmente o MST), tentam passar para a sociedade a imagem de que eles são pobres coitados. Podem até ser. Mas desmatam e isso precisa ser divulgado e discutido abertamente.

A imagem acima, do artigo de "O Avanço do Desmatamento sobre as Áreas Protegidas em Rondônia " (Beatriz Ribeiro, Adalberto Veríssimo e Kátia Pereira, todos do IMAZON), mostra bem a situação causada pelos assentados em Rondônia. Observem que a área em roxo é onde os projetos de assentamento foram instalados naquele Estado. Observem ainda grande quantidade de estradas vicinais nesta área. Aquela máxima que diz que onde tem estrada tem desmatamento é mais do que confirmada. Nas demais áreas da imagem dá para ver que ainda não aconteceram desmatamentos significativos porque elas são áreas de preservação, conservação ou áreas indígenas. Mesmo assim o roubo descarado de madeira das mesmas é frequente. Em muitas RESEXs de Rondônia a maioria da madeira já foi retirada. O próprio extrativista vendeu ilegalmente ou os madeireiros retiraram sem autorização legal.

Para ler mais sobre o assunto, clique nos links abaixo:

- Imagens de satelite denunciam desmatamento em projetos de assentamentos, publicado no Blog Ambiente Acreano em 05/03/2006;

- Assentou, detonou, publicado no site O Eco em 16/03/2006;

- Dos estragos, o menor, publicado no site O Eco em 24/04/2006;

- Destruição ambiental em projetos de assentamento na Amazônia, publicado no Blog Ambiente Acreano em 11/05/2006;

-O Avanço do Desmatamento sobre as Áreas Protegidas em Rondônia, por Beatriz Ribeiro, Adalberto Veríssimo e Kátia Pereira (IMAZON).