Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 maio 2007

VISTOS: RECIPROCIDADE VALE MENOS DO QUE O DINHEIRO DOS TURISTAS

Quem não lembra quando o governo brasileiro passou a exigir dos visitantes americanos amostras das digitais como condição para serem admitidos no território brasileiro? Pois é, naquela época a Globo e as demais emissoras de TV bombardearam os telespectadores brasileiros com a opinião, então vigente na política exterior brasileira, de que a "reciprocidade" era quem comandava as ações tupiniquins. Funcionava assim: se os americanos estavam exigindo a digital dos brasileiros que queriam visitar os EUA, os americanos que desembarcassem por aqui deveriam ter o mesmo tratamento.

Agora li no The New York Times que uma comissão do Congresso Brasileiro aprovou uma proposta do Deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE) que, caso venha a ser aprovada pelo plenário da Câmara, deverá eximir os Americanos, Australianos, Neo-zelandeses, Canadenses e Japoneses de visto para no Brasil.

Uma das razões alegadas pelo deputado Cadoca é financeira. Segundo ele, os visitantes destes países são os mais "gastadores" e por isso deveriam ter a entrada facilitada no país. Segundo o mesmo, dos cerca de 5 milhões de americanos que visitaram a Ámerica Latina em 2006, apenas 730 mil deles vieram ao Brasil.

Brasileiro tá ficando interesseiro e com olho grande para o dinheiro, não é mesmo?