ESCÂNDALO EXTRATIVISTA NO ACRE (1)
LÍDER COMUNITÁRIO É PRESO COM 13 KG DE DROGA NA BAGAGEM
Notícias da Hora, 01/08/2007
Jairo Barbosa, AC - Ontem a tarde, no aeroporto de Cruzeiro do Sul, a Polícia Federal confirmou as suspeitas que pairavam sobre o envolvimento do líder comunitário Francisco Orleir Fortunato da Silva com o tráfico de drogas.
Orleir Fortunato, denunciado por crime ambiental e suposta relação com madeireiros peruanos que atuam na fronteira do Brasil com o peru, foi preso quando tentava embarcar para Porto Velho, com uma mala recheada de drogas.
Na bagagem de mão, Orleir levava 13 de pasta à base de cocaína que seriam entregues a um traficante na capital rondoniense. Preso em flagrante por tráfico de droga, o acusado foi encaminhado a delegacia da PF em Cruzeiro do Sul, onde prestou depoimento.
Orleir Fortunato é presidente da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto rio Juruá, em Porto Valter, e se dizia um sentinela do combate ao tráfico de drogas.
No depoimento na PF, o líder comunitário disse que estava atuando como “mula”(pessoa contratada por traficantes para fazer o transporte da droga), e que receberia R$ 1 mil reais pelo trabalho, mas a polícia não acreditou na versão do acusado.
Para o delegado que cuida do caso, Orleir pode fazer parte de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que atua na região do Juruá. Ele vinha sendo monitorado há meses pela PF. Suas constantes saídas de Cruzeiro do Sul para Rio Branco e outras cidades da região chamaram a atenção dos policiais. Ontem, as 13 h, Orleir foi preso na sala de embarque e a prisão dele só foi informada pela PF hoje a tarde.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home