Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 setembro 2007

AÇAÍ FEITO NA HORA

Glenda Vidal, uma leitora que não sei se é do Acre ou de outro Estado, me perguntou quais os cuidados que nós, consumidores, devemos ter na compra do açaí! A resposta não é das mais agradáveis...

Quero dizer para a Glenda que eu poderia ser mais útil falando sobre a taxonomia e diversidade botânica do Açaí. Diria então que no Acre ocorrem 3 espécies nativas e uma é cultivada, o açaí-de-touceira (Euterpe oleraceae). As espécies nativas são o açaí solteiro (Euterpe precatoria), o açaizinho da serra do divisor (Euterpe longivaginata), e o açaí das campinas da BR 307 (Euterpe catinga), nas cercanias de Cruzeiro do Sul.

Diria ainda que o açaí que a maioria das pessoas consome no Acre é feito a partir de frutos do nosso açaí solteiro. Particularmente acho o seu sabor muito superior ao do açaí elaborado com os frutos do açaí-de-touceira, nativo da Amazônia central e oriental.

Veja que o Botânico alemão Martius, quando batizou de 'Euterpe' o gênero que engloba todas as espécies de açaí, se inspirou na cultura Grega. Escolheu o nome de uma das nove musas de Apolo. 'Euterpe', que pode ser traduzido como "eu dou prazer", é a musa da música e da poesia lírica, e também a musa do prazer e da felicidade. Com certeza, Martius teve a oportunidade de provar o açai quando passou por Belém nos idos de 1820's.

Agora, quanto aos cuidados que a gente tem que ter na hora de comprar o "vinho" de açaí, eu, dentro do que entendo e conheço da cadeia produtiva do açai no Acre, recomendaria observar o seguinte:

1. Sempre procurar comprar açaí de marca comercial conhecida e que na embalagem apresente data de validade e se o mesmo está sujeito à inspeção sanitária durante a sua elaboração;

2. Evite comprar açaí com prazo de validade superior a 3 dias ou evite comprar o açaí quando o mesmo está no seu limite de validade;

3. Sempre compre açaí em locais onde o mesmo é armazenado em condições adequadas, ou seja, em balcões refrigerados. Prefira os supermercados ou lojas especializadas em polpa congelada;

4. Acima de tudo, evite comprar açaí feito na hora, nestes lugares na beira da rua ou mesmo no mercado.

Embora proibida, a venda e comercialização do açaí feito na hora é regularmente praticada de forma explícita no mercado do Bosque. Evite aquele lugar, prefira o pessoal do mercado Elias Mansour, que vende o produto processado em ambientes (teoricamente) mais higiênicos.

Água mineral não garante açaí livre de contaminação

Cuidado para não ser enganada pela propaganda dos pontos de venda que dizem que "o mesmo é feito com água mineral". Água mineral não tem desinfetante. Melhor seria se os banqueiros dissessem que os frutos ficam de molho por algumas horas em água mineral e cloro, para matar os germes.

Esta história da água mineral funciona para muitos, mas não para mim. No mercado do bosque chegam a ser formadas filas para comprar o açaí feito na hora. Infelizmente, nem água benta dá jeito na contaminação dos frutos usados por quem faz açaí na hora.

É que os que fazem o açaí não têm a menor idéia de onde vem os frutos e, principalmente, como eles foram manipulados até sua chegada ao mercado. A maior ou menor contaminação do açaí depende da forma como os frutos foram contaminados entre a retirada na floresta, ou plantio, e a chegada no ponto de elaboração do açaí.

Você pode se perguntar: que tipo de contaminação?

Frutos, cachorros, galinhas e porcos

Depende por onde os frutos foram "jogados" durante o transporte e armazenamento. Da mata até a casa do colono ele vem em sacos de fibra, vez por outra colocados no chão para os transportadores descansarem. Chegando na casa do colono, pode ser que fiquem no chão do quintal, na companhia de porcos, galinhas, cachorros e outros animais domésticos, ou no paiol, junto com os ratos, ou mesmo na varanda da casa, por onde devem transitar baratas e, porque não, ratos.

De lá, os frutos são colocados em canoas, carrocerias de veículos freteiros, bagageiro de ônibus. Aqui, tudo pode acontecer. Os frutos podem ter a companhia de porcos, galinhas, patos, cachorros e mesmo gente (que senta ou descansa os pés em cima dos sacos...). Conclusão: durante o transporte, os frutos podem ser defecados e urinados. E, para temperar, misturados com o que estiver em volta.

Uma dica: no ponto onde se faz açaí na hora, veja se consegue ver onde os frutos recém chegados da floresta ficam guardados. Procure por sacos usados normalmente para transporte de cebolas (com malha grande para arejar os frutos). Veja que eles, os sacos, são deixados no chão mesmo. Não deixe o banqueiro desconversar e mostrar um balde grande, limpo, cheio de frutos lavados com água mineral. Insista em ver as condições de armazenamento dos frutos antes deles serem colocados nos tais 'baldes limpos'.

No mercado do bosque eu já vi vários sacos amontoados diretamente no chão, bem ao lado da banca, em local onde as pessoas pisam e cospem, e os cachorros vadios defecam e fazem xixi. Como eu sei que ninguem lava e desinfeta a calçada daquele mercado...

Portanto Glenda, comprar açaí de qualidade ainda é uma tarefa difícil em Rio Branco. E antes que eu esqueça: não se impressione se os banqueiros disserem que os frutos são aquecidos em água mineral. É que eles são obrigados a fazer isso antes de 'bater' os frutos pois, de outra forma seria impossível despolpar os frutos. Esquentar a água não tem nada a ver com higiene. E mesmo assim a água fica só morna, não mata germe nenhum.

A solução?

Pasteurizar o vinho do açaí, como se faz com o leite. Embora isso seja tecnicamente possível, ninguém investe neste tipo de processamento porque ele altera o sabor do açaí. Foram feitos testes de degustação e os resultados indicaram que grande parte da nossa população não compraria mais o açaí. O sucesso que o açaí tem feito lá fora deriva do fato dos gringos nunca terem experimentado o sabor do autêntico açaí feito na hora. Eles já consomem o produto pasteurizado.

O que fazer para resolver o nosso problema aqui na Amazônia? Nem eu mesmo sei.

Espero que minha resposta tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e que você não deixe de tomar açaí.

Observação: veja as fotos deste post. Mostram como o açaí é transportado e armazenado no Pará. São cuidadosos, usam até gelo para conservar melhor os frutos. Mas por lá é comum a contaminação dos frutos pelo inseto conhecido como barbeiro, o vetor da Doença de Chagas. Além disso, dá para ver pelas fotos que 'um toque' de sabor do suor dos transportadores também é adicionado aos frutos que posteriormente são transformados em "vinho". Não dá para duvidar que o açaí do Pará tem, definitivamente, um "autêntico" sabor paraense...

Crédito das imagens: Peconheiras e peconheiros enfrentam as medidas do governo para implantação do selo de qualidade do açaí

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prezados,

Especificamente sobre esta questão do açaí, um recente estudo feito pela USP comprovou definitivamente que a exclusão total do risco de contaminação do açaí pelo barbeiro está na PASTEURIZAÇÃO.
Como voçê bem frizou em seu feliz relato, o sabor do açaí fica comprometido, ou melhor, diferenciado quando o produto passa por um processo de pasteurização.
Estive recentemente no Estado do Pará e, na oportunidade procurei me informar sobre esta polêmica. Segundo os locais, o Estado do Pará, obrigou a todas as agroindustrias a pasteurizarem seus produtos com foco na segurança alimentar. Paralelamente, o grupo responsável pela maior agroaindustria que beneficia açaí naquele Estado é o mesmo dono do Jornal "O Liberal". Segundo informações eles, propagaram bem esta notícia sobre ocorrência de mortes na região amazônica por conta deste consumo de açaí contaminado.
agora resta saber se, este fato realmente ocorreu, ou trata-se de uma estratégia maior para excluir da cadeia produtiva os produtores artesanais.
De qualquer forma, "o prudente morreu de seguro", ou seja, nunca é de mais exigir um pouco mais de qualidade pelo o que voce está pagando, de modo geral.
Em breve no Estado do Acre, estará entrando em linha de produção uma produto patenteado pela Embrapa acre, denominado Néctar misto, com grande concentração de açaí em sua formulação e que, passa por pasteurização. Uma boa opção para quem adora o suco como eu mas, que preza pela qualidade antes de adquirir e consumir.
Parabens pelo Blog...
Márcio Muniz...

11/10/2007, 16:42  
Anonymous Anônimo said...

Açai 450mg

R$ 44,00

Benefícios do açaí Açaí é uma fruta brasileira original da região amazônica e é considerada um dos alimentos mais completos e saudáveis. O Açaí é cheio de antioxidantes, aminoácidos, ômegas essênciais, potássio, fibras, cálcio, fósforo e proteínas.

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/acai-450mg.html

19/10/2016, 06:18  

Postar um comentário

<< Home