Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

08 janeiro 2008

DEPUTADA AMAZONENSE PLANEJA PROPOR FUSO HORÁRIO ÚNICO NO BRASIL

Medida vai beneficiar pai da Deputada e outros empresários do setor de comunicação das regiões com horário diferenciado de Brasília

A Deputada Federal amazonense Rebbeca Garcia (PP-AM) está solicitando informações dos ministérios da Educação, Minas e Energia, Saúde, Trabalho e Emprego e Ciência e Tecnologia sobre a viabilidade da adoção, em todo o Brasil, de um único fuso horário.

As solicitações, tecnicamente chamadas na câmara de proposições, foram encaminhadas pela Mesa Diretora daquele parlamento no dia 14 de novembro passado e estão aguardando as respostas dos respectivos ministérios.

A Deputada amazonense, que é filha do ex-deputado Francisco Garcia Rodrigues, proprietário da TV Rio Negro (retransmissora da TV Bandeirantes) e do Jornal Estado do Amazonas, tem sido pressionada pelo pai e outros empresários do setor de comunicação das regiões norte e centro-oeste que serão prejudicados com a implementação, a partir de amanhã (09/01), da portaria 1.220/2007 do Ministério da Justiça.

A portaria obriga as emissoras de TV nas regiões com fuso horário diferenciado do de Brasília a gravar parte da programação para atender ao indicativo de idade-horário dos programas exibidos no país. Para isso, eles terão que investir em infra-estrutura e pessoal para realizar localmente programas para cobrir os "buracos" na programação causados pela diferença de horário existente no país.

No Amazonas a diferença varia entre 1 e 2 horas, dependendo do período do ano. No Acre, a diferença varia entre 2 e 3 horas. Caso estes fusos horários sejam eliminados, os maiores beneficiários serão os empresários de comunicação, incluindo o pai da Deputada.