Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 janeiro 2008

FOTOCÓPIAS DE LIVROS EM UNIVERSIDADES

Projeto quer proibir prática. Universidades agora serão as responsáveis pela fiscalização. Punições incluem detenção de três meses a um ano e multa

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1197/07, do deputado Bilac Pinto (PR-MG), que proíbe o funcionamento de máquinas fotocopiadoras e outros dispositivos similares que reproduzam obras literárias em estabelecimentos de ensino superior.

Segundo a proposta, os representantes legais dos estabelecimentos de ensino serão responsáveis pela fiscalização e poderão sofrer punições, como detenção de três meses a um ano e multa. O projeto prevê também a perda dos exemplares copiados que forem apreendidos e o pagamento, pela universidade, do preço dos exemplares que tiver vendido. Caso não seja identificada a quantidade comercializada, deverá ser pago o valor de 3 mil exemplares, além dos apreendidos.

O deputado lembra que já há legislação sobre o assunto, mas considera que os diretores das faculdades "fazem vista grossa a essa prática" e não são punidos. "A prática de crime contra o direito autoral em ambientes onde se desenvolve a prática educacional, sem repressão da instituição, só pode levar os estudantes a uma mentalidade de desrespeito às leis", acrescenta.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Evandro,
É impressionante como se fazem leis justamente para não serem cumpridas. Ora, como se pode indicar a leitura de um livro, artigo ou texto que não é mais editado e só tem um exemplar (quando tem!) na biblioteca? Ademais, pode-se lembrar também o caso da pirataria dos CDs e DVDs, ou seja, a população não tem recursos suficientes para comprar os originais... Vai acontecer o mesmo com os livros... Dá até para imaginar o arrastão da fiscalização (se houver, claro) nas universidades atrás de cópias piratas... Todo mundo correndo com sua máquina copiadora!!! Nas palavras dos humoristas: Fala Sério!
Ao invés de se buscarem alternativas para o problema, se propõe o mesmo remédio que já está claro que não funciona.

10/01/2008, 10:08  

Postar um comentário

<< Home