Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

14 abril 2008

OS BASTIDORES DA VOTAÇÃO DA MUDANÇA DO FUSO HORÁRIO DO ACRE

Observatório do Direito a Comunicação afirma que Globo pressionou o Governo pela Mudança. Na impossibilidade de suspender a vigência da Portaria 1.220/2007, o Senado aprovou, em caráter urgentíssimo, a mudança do fuso acreano

O editor do Observatório do Direito à Comunicação, Diogo Moyses, revela em um artigo publicado na sexta (11/04) que em razão da forte pressão exercida pela Rede Globo contra a entrada em vigor da Portaria 1.220/07, o Ministro da Justiçao, Tarso Genro, convocou reunião na qual estiveram presentes representantes do Ministério Público Federal e os senadores da base governista Tião Viana (PT-AC), Romero Jucá (PMDB-AL), Fátima Cleide (PT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

O assunto discutido na reunião era a 'dificuldade' que a emissora global afirmava estar enfrentando para ajustar sua programação às novas regras da Portaria e a necessidade de se encontrar uma solução para o problema.

Segundo a matéria, a Globo já havia procurado o Palácio do Planalto para tentar novo adiamento da entrada em vigor das regras, mas recebeu a notícia de que o diálogo deveria ser feito com o Ministério da Justiça. E este, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, manteve o compromisso assumido junto ao Ministério Público Federal e às organizações da sociedade civil, refutando a possibilidade de novo adiamento.

Durante o encontro no Ministério da Justiça, o senador Jucá, líder do governo, afirmou que os senadores da região não tinham como dar sustentação à classificação indicativa, já que esta "impediria a população de assistir aos jogos de futebol ao vivo".

Os representantes do MPF, refutaram a afirmação, demonstrando que a Portaria não impede a exibição de telejornais e jogos em seus horários habituais, e que o fato da Globo atrasar a exibição dos jogos nessas regiões na última quarta-feira foi uma opção da emissora.

Apesar de Jucá ter percebido a existência de alternativas para a transmissão dos jogos ao vivo - basta que as novelas sejam adequadas à classificação de todas as regiões do país -, e de ter afirmado no encontro que levaria a sugestão às emissoras de televisão, na noite do mesmo dia o Senado aprovou a proposta de mudança do fuso horário no Acre e sul do Amazonas.