Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 maio 2008

MUNDO DA LUA, FUSO DA TERRA

Seria incrível, se não fosse deprimente, a idéia das TVs de forçarem uma mudança do FUSO HORÁRIO do país só para não precisarem colocar no ar programações diferentes devido a classificação indicativa

Valdir Canato, novembro de 2007

Seria incrível, se não fosse deprimente a idéia das TVs de forçarem uma mudança do FUSO HORÁRIO do país só para que estas não precisem colocar no ar programações diferentes devido a classificação indicativa. As justificativas são as mais estupidas possíveis: “O empresariado da radiodifusão afirma, no entanto, que esta adaptação é impossível porque acarretaria perdas muito grandes no faturamento das emissoras regionais.”

Ah, quer dizer que a melhor maneira de vc se adaptar a uma mudança num mercado específico é mudar todo o resto? É, não é piada, no momento em que outras mídias (bem mais flexíveis) aparecem com força ante ao poderio da TV, políticos, lobistas e executivos de TVs tentam mudar o Fuso Horário só para manterem uma programação única no país inteiro.

Envolvidos nessa presepada estão desde velhos conhecidos como Tião Vianna (PT-AC) a novos rostinhos como o de Rebecca Garcia (PP-AM) que refugou na ultima hora e não apresentou o substitutivo de unificação, mas declara que outro pode faze-lo já que a preocupação é (com) “o atraso da informação. Se eu só vou assistir o jornal uma hora depois, tenho uma hora de atraso na informação” tese que o “esperto” Rui Alencar ( Presidente da associação das TVs do AM): “Num mundo em que se vive em tempo real, nós teríamos de voltar ao tempo da gravação em fita para transmissão uma hora mais tarde.”

Alguem pode avisar o Rui, a Rebecca e os outros da trupe que, as noticias continuaram acontecendo quando elas tem que acontecer e o modo como a TV encara tais fatos depende única e exclusivamente do posicionamento que essa mídia quer ter. Alias, alguem aí falou que a revolução não será televisionada?

* Texto originalmente publicado no blog do designer gráfico Valdir Canado.