Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 junho 2008

CRUZEIRENSES NÃO SE CONFORMAM COM NOVO FUSO HORÁRIO

Escolas da rede municipal e comércio só funcionarão a partir das 8:00h porque a escuridão matinal resultante do novo fuso horário obriga as pessoas a acordar e sair de casa de madrugada. Mudança é mais uma indicação do fracasso da "hora mais certa" sugerida na propaganda oficial

Genival Moura
A Tribuna do Juruá

As reclamações estão por todos os cantos da cidade. Desde que começou a vigorar o novo fuso horário do Acre, que deixou o estado com apenas uma hora de diferença em relação ao horário oficial do País, os cruzeirenses, principalmente aqueles que formam a classe mais baixa, relatam nas feiras e nas rodas de conversas, que são obrigados a acordar as crianças às 6h da manhã (o que antes eram 5h) enfrentando os riscos que podem surgir em meio à escuridão e a neblina que cai nesse horário com a baixa temperatura nessa época de friagem amazônica.

Orací Benedito de Souza, 52 anos, morador no Bairro do Remanso, trabalha nos mercados de Cruzeiro do Sul comprando e vendendo farinha de mandioca.

Antes da mudança de horário, ele chegava ao local de trabalho às 6h30min da manhã, agora é obrigado a chegar mais tarde, porque teme caminhar no escuro e sofrer um assalto, já que seu trabalho exige dinheiro no bolso.

A classe de Orací que é formada de marreteiros é alvo preferido dos assaltantes em Cruzeiro do Sul, o próprio comerciante em questão, já sofreu dois assaltos, da primeira vez perdeu R$ 1.500 e de outra R$ 2.500.

"Tenho uma filha de 15 anos que sai para escola caminhando no escuro, sujeita a ação dos marginais. Trabalho aqui e vejo que as crianças do Bairro Miritizal são obrigadas a atravessar o rio na escuridão pra chegar na escola à tempo, sem contar aqueles que moram em municípios vizinhos e vêm para os colégios de Cruzeiro do Sul. Minha esposa que é empregada doméstica também se arrisca sozinha no escuro para chegar ao trabalho próximo ao centro da cidade" lamenta Orací Benedito.

Uma moradora da BR-364 que buscava atendimento na delegacia na manhã dessa quinta-feira comentava que suas quatro filhas adolescentes, saem da casa onde moram que é afastada da rodovia, caminhando a pé por cerca de uma hora até chegar à escola. Por todas as partes da zona rural da cidade é comum o movimento de crianças durante a madrugada, já que algumas delas levam até duas horas para chegar à escola.

A prefeita Zila Bezerra já decretou que a partir de segunda-feira, as escolas e da rede municipal de ensino só funcionaram a partir das 8h da manhã, ela disse que não está contra a lei do senador Tião Viana que considera importante. Mas, explicou que as crianças não podem passar pelos atuais transtornos para chegar à escola.

A rede estadual de ensino ainda não decidiu se mudará de horário, o coordenador regional Ériton Maia criticou a prefeita Zila Bezerra pela decisão antecipada, na visão dele deveria haver uma discussão antes de qualquer decisão.

A Associação Comercial do Juruá já decidiu que o comércio funcionará somente a partir das 8h da manhã, segundo o presidente Marcos Vinício a decisão foi tomada pela maioria.