Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 junho 2008

O RISCO DO 'NOVO FUSO HORÁRIO' PARA A FRENTE POPULAR

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
Atualizado às 07:48h

O que alguns membros históricos da Frente Popular (Antonio Alves entre eles) temiam começou a acontecer. De discussão apartidária porque envolvia o interesse comum de toda a população. De uma coisa 'interna' pois quem levou a mesma avante foram pessoas simpáticas e membros da Frente, a questão da mudança do fuso horário está sendo, aos poucos, apropriada pela oposição.

E com toda a razão. Já se fala em promover manifestações públicas em Cruzeiro do Sul, onde a escuridão matinal é mais grave do que em Rio Branco pois aquela cidade está cerca de 700 km em direção oeste, quase no fim do 5° fuso. Políticos que nunca se manifestaram sobre a mudança, perceberam que existe insatisfação e estão aproveitando o momento para capitalizar ganhos políticos.

Agora é esperar para ver se a popularidade e a competência do Binho e do Angelim conseguem remediar a situação e transformar esse equívoco sem tamanho em algo menor sob o ponto de vista político. Agora fica claro que a mudança não foi apenas autoritária e prejudicial para a população. A Frente Popular vai ter que carregar, de forma injustificada, este fardo. Não tem jeito.

Podemos dizer que essa mudança foi uma trapalhada só. Desde a forma autoritária como foi feita, passando pela campanha publicitária, os dias nublados que predominaram logo após a mudança. A mudança aconteceu no meio da semana, na época errada do ano, aquela festa com recursos públicos para promover a mudança...tudo errado.

Agora o que não entendi foi a entrada em cena do Governador Binho Marques e do Prefeito, candidato a reeleição, Raimundo Angelim. Em 'cima da hora', para surpresa de muitos, eles apareceram na "festa da hora" realizada na terça passada.

Será que eles não perceberam que a festa foi apenas uma forma que os marqueteiros encontraram para fazer imagens e colher depoimentos de pessoas que supostamente apóiam a mudança? Vamos aguardar e ver se nos próximos dias a campanha publicitária vai mostrar isso.

Binho e Angelim, que por enquanto não têm seus nomes associados com a mudança, devem ter sido mal orientados ou seus marqueteiros são os mesmos do Senador Tião Viana.

Os marqueteiros do Senador estão sabendo que o seu cliente, por enquanto, arde sozinho neste episódio de mudança do fuso horário. Especialmente entre os trabalhadores mais humildes e pessoas que estão sendo sacrificadas pela escuridão matinal. São muitos votos e uma reputação política que estão sendo colocados em risco pelo Senador sem a menor necessidade.

Por isso, a explicação para envolver outros membros da Frente Popular neste episódio é simples: os marqueteiros do Senador, mirando a futura candidatura dele ao Governo do Estado, querem dividir o ônus desta mudança extremamente impopular com outros políticos da Frente. Não querem que o nome dele seja o único associado ao lamentável episódio.

Será que o Angelim e o Binho ainda não perceberam?

Em nome da continuidade do projeto da Frente Popular, eu até tomo a liberdade de aconselhar os dois, parafraseando um famoso político que quase derrubou o Lula:

- Saiam dessa rapidinho! Fiquem longe disso! Vocês só têm a perder. Deixem quem pariu a aberração que cuide e assuma todas as conseqüências da paternidade!


Se vocês duvidam que a medida é extremamente impopular e que por enquanto apenas o nome de Tião Viana é associado com o infortúnio, mandem emissários visitar e conversar com as pessoas na periferia da cidade, onde existem milhares de eleitores insatisfeitos. Visitem as portas das escolas para saber se o povo está gostando da 'hora mais certa' propagandeada pelo marqueteiro do Senador!

Aliás, a coisa está tão feia, que o desespero tomou de conta dos marqueteiros. Ontem durante o Jornal do Acre era praticamente uma inserção da campanha a cada intervalo do telejornal. E segundo me disseram, para reverter a alta impopularidade da mudança, a propaganda se intensificou dramaticamente nestes últimos dois dias na TV.

É mais uma prova que de ‘mais certa’ esta nova hora não tem nada.