Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 junho 2008

A "HORA ERRADA" DO NOVO FUSO HORÁRIO

EM CRUZEIRO DO SUL PREFEITA MUDA HORÁRIO DE INÍCIO DAS AULAS

Alegando o perigo dos alunos sairem de casa de madrugada Prefeita atrasa em uma hora início das aulas na rede municipal. Representante da Secretaria Estadual de Educação pediu para os diretores orientarem seus alunos a não saírem em protesto pela cidade até que a Secretaria de Educação dê uma resposta sobre a mudança nas escolas da rede Estadual


Zila muda para 08:00 início das aulas em Cruzeiro do Sul

Gleiciane Cunha
A Voz do Acre

A prefeita de Cruzeiro do Sul, Zila Bezerra, decretou que a partir de segunda-feira os alunos da rede municipal entrarão às 08:00 em sala de aula. Ela elogiou a lei do senador Tião Viana, mas disse que as crianças correm perigo ao sairem de casa ainda de madrugada.

Ao comentar o novo horário do Estado do Acre, a prefeita de Cruzeiro do Sul Zila Bezerra disse que a lei sancionada pelo Senador Tião Viana é muito boa para o país e para o Acre, porque integra o estado ao sistema administrativo. Mas nem por isso deixou de se antecipar ao Governo do Estado e alterou o horário de aulas das escolas municipais através de um decreto.

“É uma lei revolucionária, que muda o horário de um estado e trará vantagens para fins administrativos, porque nos aproxima de Brasília, do Centro Sul do país, onde emanam as decisões e as leis para todos”, afirma.

“Mas pensando nas crianças resolvi fazer uma adaptação local e espero que isso satisfaça a todos. A partir de segunda-feira as aulas da rede municipal iniciarão às 8:00. Não estou infringindo lei alguma e nem estou atropelando ninguém. Estou apenas exercendo as atribuições do meu cargo”, declarou a prefeita, ao saber que o coordenador da Secretaria Estadual de Educação, Ériton Maia, havia declarado durante uma entrevista numa rádio local que ela poderia ter aguardado para que os horários fossem os mesmos para escolas estaduais e municipais.

Na tarde dessa quinta-feira o coordenador reuniu-se com diretores de escolas do ensino médio e após um debate encaminhou para a capital as diferentes posições a respeito da mudança de horário para as escolas estaduais. A Secretaria Estadual de Educação, segundo Ériton, deverá dar uma resposta definitiva nesta sexta-feira. Possivelmente o horário de entrada para o turno da manhã deverá passar das 07:00 para 07:30 ou 08:00.

Ériton pediu para os diretores orientarem seus alunos a não saírem em protesto pela cidade, até que a Secretaria de Educação dê uma resposta sobre o assunto.

NOTA DO BLOG: Estão caindo por terra as argumentações furadas dos defensores da mudança. Na prática ela é impraticável no Acre. Esta mudança promovida pela Prefeita de Cruzeiro do Sul é uma prova inconteste da inutilidade da mudança e dos prejuízos que resultaram dela ter sido tomada sem que o povo pudesse dizer sim ou não.

Pensando bem, a mudança do nosso fuso foi uma espécie de adoção de horário de verão de forma permanente. E todos lembram que o Acre e os demais Estados do norte deixaram de adotar este horário porque não fazia diferença alguma na economia de energia. E como é que os defensores do novo horário têm a cara de pau de dizer que vamos economizar energia? Se assim fosse, nunca teríamos deixado de adotar o horário de verão. E provavelmente essa mudança de fuso horário nunca teria se concretizado.

E a 'derrubada' do horário de verão no Norte e Nordeste do Brasil se deu em parte porque o povo reclamava. O povo nunca se adaptou a ele, e nem nunca se revoltou radicalmente porque sabia que era uma coisa passageira, quem depois de alguns meses deixava de exisitir. Agora a coisa é diferente.

Para finalizar. O lado cômico na nota é que a Prefeita, enquanto jogando no lixo o suposto 'avanço' patrocinado pelo Senador Tião Viana, tenta passar lustrol no mesmo.

O que ela diz quando elogia a lei do Senador é a mesma coisa que:

- Olha Tião Viana, você é uma pessoa com boa intenção, mas essa sua idéia de mudar o fuso horário é uma porcaria. Eu vou mudar a hora das aulas aqui para não ficar mal na fita com os estudantes.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Se essa moda pega, o governo federal ia ter que enviar um projeto de lei pro congresso pra aula em todo Brasil começar as 8:00.
Excluiria só o nordeste que tem um amanhacer antes das 6 horas.
no Sul eu ainda vou mais longe, no inverno ia ter que começar as 9:00.


Nem por isso a prefeita deixou de reconhecer que esse horario é bom para o Acre. Só tá faltando os blogueiros reconhecer isso.

27/06/2008, 16:15  

Postar um comentário

<< Home