AMBIENTE ACREANO: REAÇÃO POPULAR CONTRA A 'HORA MAIS CERTA'
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

domingo, junho 29, 2008

REAÇÃO POPULAR CONTRA A 'HORA MAIS CERTA'

Sindicalistas pedem plebiscito para decidir sobre o fuso horário

Freud Antunes
A Tribuna

Rio Branco (28/06/2008) - Com um abaixo-assinado e um plebiscito, presidentes de vários sindicatos planejam iniciar uma campanha contra a mudança do fuso horário. A decisão foi tomada na manhã de ontem durante uma reunião na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

De acordo com a representante da CUT, Elza Lopes, o maior erro na alteração do horário foi a falta de consulta à população, que estaria acordando mais cedo para realizar as mesmas atividades que eram desenvolvidas antes do dia 23.

“A mudança no fuso só ajudou os grandes empresários que precisam manter uma comunicação com seus fornecedores de outros Estados, mas a população pobre só foi prejudicada, porque é obrigada a acordar ainda no escuro. As crianças são as que mais sofrem, porque são arrancadas da cama, além de serem obrigadas a encarar o caminho até a escola sem a luz do sol, o que é perigoso”, protestou.

A representante do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Seeb), Edjane Batista, lembrou que um estudante de 10 anos já foi vítima de assalto quando ia para o colégio. “O garoto estava com um MP4 que acabou sendo roubado quando ia para a escola. Isso não pode ocorrer”, decretou a sindicalista.

O assessor do senador Tião Viana, Flaviano Schneider, foi à reunião para explicar o motivo para mudança no horário e afirmou que um abaixo-assinado com seis mil nomes entregue ao parlamentar pediu a diminuição de duas para uma hora entre o Acre e Brasília.

“O acreano está tendo um problema apenas de adaptação do horário, o que não deve ser o motivo para contestação, porque Porto Velho, Rondônia, está no mesmo paralelo que Rio Branco e sempre teve uma diferença de uma hora em relação a Brasília”, defendeu.

















NOTA DO BLOG:


Vejam o despreparo e a má vontade 'geográfica' do assessor do Senador. Ele está certo ao afirmar que Rio Branco e Porto Velho estão no mesmo 'paralelo' (que interpreto como fuso), mas se esqueçe que a distância leste-oeste, em linha reta, entre as duas cidades é de aproximadamente 420 km (veja imagem acima). É uma distância considerável e, sob o ponto de vista geográfico, importa em diferenças no horário do nascer e do pôr do sol.

- Agora que as duas cidades possuem a mesma hora, adivinhem onde o sol nasce em uma 'hora mais certa'?

- Porto Velho, claro! Pois Rio Branco ficou com a hora errada. Errada é pouco. Erradíssima.


Foi por isso que há 95 anos , sem a pressão de empresários interessados apenas em lucro, os políticos de então decidiram, acertadamente, que o Acre não deveria ter o mesmo fuso horário de Rondônia. Levaram em conta a 'hora natural', a hora do sol.

Portanto, não é surpresa alguma o povo acreano estar revoltado com a mudança do fuso horário. E confesso que a revolta pode aumentar ainda mais pelo cinismo e arrogância dos marqueteiros que elaboraram a campanha publicitária que está no ar e que destaca, em letras gigantes, que agora estamos com 'uma hora mais certa'. Eu fico me perguntando:

- Será que eles ainda não perceberam que de certa a nova hora não tem nada?

Se eu fosse o Binho intervia na Agência publicitária responsável. Suspendia o contrato e dava para outra empresa. Eu já teria feito alguma coisa para minimizar os danos causados pela raiva que o povo fica cada vez que vê as dezenas de outdoors ou assiste na TV e ouve nas rádios as peças publicitárias que desafiam a inteligência e o bom senso dos acreanos. Manda derrubar estes outdoors no machado ou na motossera Binho!

- Toc, toc, toc! Tem alguém ai no Governo vendo estes absurdos em andamento? Vocês sabiam que este ano tem eleição para Prefeito e a FPA vai concorrer?

Ninguém responde. Vai ver estão paralisados e confusos com o novo e confuso fuso horário...
Publicado por Evandro Ferreira 8 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

8 Comments:

Anonymous Ferraz said...

((“O garoto estava com um MP4 que acabou sendo roubado quando ia para a escola. Isso não pode ocorrer”, decretou a sindicalista.))

Nem acredito que eu li isso acima.

Assalto ocorre a qualquer hora do dia.

Isso é um problema de segurança pública. Deviam está preocupados em fazer um protesto e abaixo assinado contra a atual segurança pública do estado, nao perder tempo com fuso horário.


Que beleza!! depois que essa mulher falou isso, agora eu vou sair de casa durante o dia despreocupado, os bancos e comercios nao precisam mais gastar dinheiro com segurança, em Rio Branco nao ocorre assaltos durante o dia...

09:57  
Blogger mjlima.ac said...

* Passageiros chiando contra o novo horário dos vôos noturnos.

* Ao invés de puxar para uma hora mais cedo, empurraram para uma hora mais tarde, já quase no amanhecer.

* É de lascar, porque é uma noite perdida de sono.

Acima, três Gazetinhas publicadas, hoje, domingo. Agora, vai ficando mais evidente de como são sólidos os argumentos pró-mudanças. Quem defendia a mudança do fuso horário recorria as melhorias que ocorreriam para que necessitasse viajar. Então, como ficamos agora?

10:07  
Blogger mjlima.ac said...

"Foi por isso que há 95 anos , sem a pressão de empresários interessados apenas em lucro, os políticos de então decidiram, acertadamente, que o Acre não deveria ter o mesmo fuso horário de Rondônia. Levaram em conta a 'hora natural', a hora do sol."

Destaco a passagem acima do texto de Freud Antunes na esperança que seja lida pelo Deputado Diniz. Acredito que para manter o seu argumento o deputado terminará assumindo que a mudança não deveria ter sido feita.

10:17  
Blogger mjlima.ac said...

Então, foi isso, Evandro. Foi o Flaviano Schneider quem assessorou o senador Tião Viana na questão da mudança.

Não é possível discutir a questão do fuso horário apenas com aspectos da geografia. É dizer, sem levar em contas questões sociais, históricas, políticas, culturais, econômicas. Imagina apoiar-se, apenas, em alguma informação sobre os paralelos. Dá nisso.

12:01  
Anonymous Ferraz said...

Não vi mudança nenhuma nos horários dos vôos, eles continuam chegando em Brasília (horário local) na mesma hora de antes, por volta de 6:30 da manhã.

Esse horário de võo nortuno é de lascar, sim, mas sempre foi assim nos últimos anos.

Quem tiver reclamando, é só viajar a tarde, agora temos dois vôos a tarde, um pro nordeste/Manaus e outro pro sul/sudeste. Os preços praticados pelas duas copanhias sao os mesmos. É simples e fácil escolher.

Nao tem mais onde inventar coisa pra criticar o novo horário, agora tao inventando vôo.

17:31  
Blogger Evandro Ferreira said...

Ferraz,

Acredite naquele velho ditado "a primeira impressão é a que fica". Quem antes acordava com o dia amanhecendo e agora tem que acordar a noite, fica de mau humo. Fica com má vontade, pois começa o dia p. da vida.

O negócio é voltar tudo ao que era antes.

Você ainda não viu nada. Agora a discussão foi partidarizada. Vai ser um massacre. Tião Viana que se prepare. Já virou saco de pancada.

Eu já dei a dica. Para minimizar o problema, começem derrubando os outdoors com aqueles dizeres ridículos que agora estamos com a 'hora mais certa'.

É um acinte e atiça ainda mais a raiva do povo. E pólvora para a oposição.

Vamos ver se você é persistente como eu fui. Quero ver você constestar cada uma dos comentários negativos que aparecerem por aqui.

Tenho pena de você porque não vai poder contestar as notinhas nas colunas da imprensa escrita, os programa de rádio e as reportagens de TV.

Mais uma coisa: demitam o marqueteiro responsável pela campanha publicitária. Incompetência é o mínimo que se pode dizer da campanha que ele elaborou.

Evandro

18:20  
Blogger Get said...

Prezado Evandro,

Uma coisa me preocupa: uma única pessoa comentou ser contrária a mudança, claro, além de você...

Duas (contando comigo) não são contra... Acho que estamos "supervalorizando" as reclamações, nào que não existam ou devam ser desconsideradas, mas vejo que são reclamações normais do período de adaptação para o novo horário...

Volto a dizer que precisamos gastar nosso tempo com assuntos mais produtivos e importantes, vejo aqui sempre pessoas inteligentes que estão gastando seu precioso tempo discutindo ainda a mudança de horário...

Abraços,

--
Getulio Pinheiro Jr.

10:53  
Blogger Evandro Ferreira said...

George,
Está equivocado em achar que apenas eu e mais uma outra pessoa somos contra o novo fuso, assim como apenas você e mais um a favor.

Veja como é emblemático a CUT, atreladíssima à FPA, se insurgir contra a nova lei e avisar que vai promover manifestação e solicitar plebiscito.

Espere para ver o que a oposição vai fazer com o assunto durante esta campanha eleitoral.

Discordo de você. Acho a questão do novo fuso importante e que afeta negativamente trabalhadores e estudantes na parte matinal. Acredite-me: o Tião está mal com muita gente. Todos contam a mesma coisa:

- O senador Tião acertou muita coisa, mas essa questão do fuso horário...

Não é porque a lei entrou em vigor que vamos esquecer o absurdo que foi a sua imposição e deixar para lá.

Vejo alguns desdobramentos importantes a caminho. Vamos esperar.

Evandro

11:26  

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home