Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 julho 2008

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE: DISSEMINANDO ERRO

Na quinta-feira (17/07) havíamos noticiado que Rio Branco tinha sido selecionada para sediar o XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana.

No sábado, nota sobre o mesmo assunto, de autoria da repórter Viviane Sales, foi publicada na página da Agência de Notícias do Acre (veja ao lado). Uma leitura rápida na matéria e se verifica que há um grotesco erro na mesma pois ela informa que sediaremos o 8o. Congresso e que "O anúncio foi feito durante a realização da décima segunda edição do Congresso em Manaus na última quinta-feira, 17".

Ora, depois de 12 vem 13 e não 8.

Mesmo assim, o site Notícias da Hora e os jornais A Tribuna e A Gazeta copiaram e colaram a matéria da Agência de Notícias do Acre na íntegra, com erro e tudo.

Falando nisso, é interessante observar como alguns sites de 'notícias' locais se valem de fontes variadas de informações e raramente dão crédito devido aos autores das matérias. Quem acessa a página de alguns deles pensa que os mesmos têm uma equipe enorme de repórteres espalhados pelo Brasil e o mundo produzindo material jornalístico.

Estão imitando os noticiosos matinais apresentados na programação local de alguns canais de TV, que se valem de 'notícias do dia anterior' (publicadas nos diários impressos) para manter, como afirmam os apresentadores, "o telespectador acreano bem informado e atualizado com o que está acontecendo no Acre e no mundo!"

Assim, até eu estou pensando seriamente em criar o meu próprio site de notícias. Do que preciso para fazer isso? Um computador, uma conexão banda larga e dedos treinados para digitar Ctrl-c e Ctrl-v. É tudo que preciso. Mas fiquem certos: vou dar os créditos a quem merece e, com certeza, lerei cada matéria que for publicada no site para me certificar que erros como o cometido pela Agência de Notícias do Acre não se espalhem pela net como o fogo se espalha em palha seca.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A qualidade do jornalismo Acreano tem evoluido nos últimos anos, o que ao consegue superar décadas de amadorismo e "idéias" autênticas e pessoais em que nada acrescentam ao simples processo informativo que uma verdadeira sociedade contemporânea necessita.

Bel. Evandro Araújo
evandro.esa@bol.com.br

10/02/2009, 18:16  

Postar um comentário

<< Home