Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 novembro 2008

ELES NUNCA SABEM DE NADA

Deputado Luiz Calixto

O superintendente do IBAMA no Acre, Anselmo Forneck, está se comportando como um autêntico petista. Ele não sabia de nada.

Há mais de cinco anos no cargo e somente agora “descobriu” que a reserva Chico Mendes está se transformando numa imensa fazenda de gado.

A opção pela pequena pecuária foi motivada pela falência da atividade extrativista.

O superintendente do IBAMA tinha, e tem, toda estrutura para fiscalização a reserva. Apoio nunca não lhe faltou. É o único chefe do círculo das amizades íntimas da ministra Marina Silva, com liberdade para ligar e acordar a senadora a qualquer hora do dia ou da noite.

Pego com as calças na mão, participou da operação cinematográfica para expulsar os "fazendeiros" que ele mesmo deixou prosperar. Agiu como o elemento que foi flagrado roubando um porco e, com o bicho gritando nas costas, perguntou para o policial.

- O que é [que] esse porco está fazendo aqui nas minhas costas?

Talvez ele seja o único cidadão que mora no Acre e que está envolvido com os acontecimentos políticos e administrativos [que] não sabia do avanço da pecuária na área da reserva.

O IBAMA paga funcionários para gerenciar a reserva e o superintendente não sabia de nada? Coitadinho.

O único atenuante a seu favor é que ele é petista e, como sempre, eles nunca sabem de nada.

Nota do Blog: Conheço e respeito Anselmo Forneck, que tem feito muito mais coisas boas do que erradas durante a sua administração do escritório local do IBAMA. A avaliação do Deputado Calixto sobre a operação de retirada dos pecuaristas ilegais da RESX Chico Mendes é extremamente dura, deselegante até, mas as suas críticas sobre a forma como a mesma foi realizada têm cabimento. O mesmo se aplica a sua argumentação de que todos que trabalham com a parte fundiária, pesquisa e meio ambiente no Acre, sabiam que a pecuarização da RESEX Chico Mendes é uma realidade faz alguns anos. Até dissertação de mestrado e tese de doutorado foram realizadas sobre a questão.

Os mais curiosos podem clicar nos links abaixo para ler mais sobre o assunto:

- PECUÁRIA EM RESERVA EXTRATIVISTA!
- GADO VERSUS BORRACHA: AS MUDANÇAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENTRE OS EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA
- PECUARIZAÇÃO DO ACRE! RESERVAS EXTRATIVISTAS: A ÚLTIMA FRONTEIRA
- EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE MADEIRA NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS