Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 agosto 2006

PECUÁRIA EM RESERVA EXTRATIVISTA!

Nestas duas últimas semana tivemos a oportunidade de visitar várias comunidades na RESEX Cazumbá-Iracema com o objetivo de explicar um projeto pesquisa e desenvolvimento que deverá ser executado pela UFAC, Ibama, Embrapa, Seprof e INPA. O apoio financeiro é do governo Italiano.

Durante as visitas os pesquisadores e extensionistas das instituições acima apresentavam, de forma breve, seu plano de trabalho usando como único auxílio didático um flip-chart. Entre todos os que "se apresentaram", sem a menor dúvida o mais criativo foi o Barrinhos (Professor Raimundo Barros, hoje na Embrapa), que era o responsável pela ação relativa à reordenação da pecuária na Reserva.

Vejam na imagem ao lado um desenho no qual ele retrata com extrema precisão, e humor, a situação da pecuária na Reserva. Na parte de cima do desenho o boi - super magro - está usando um óculos verde para enxergar pasto verde, que na prática não existe. Na parte de baixo do desenho é retratada a situação que se quer chegar: pasto de qualidade, consorciado com leguminosas, o gado gordo.

Vejam nas imagens abaixo o estado atual das pastagens que encontramos na Reserva. Não existe mais pasto para o gado. A saída é vender todo o plantel. De outra forma o mesmo vai morrer de fome.

Parece irracional criar boi em Reserva Extrativista. Mas é uma necessidade. Mas ninguem por lá vai ter a chance de virar fazendeiro. Isso ficou bem claro durante nossas reuniões quando o IBAMA, através dos técnicos Missias e Vilani, disseram em alto e bom som que vai ser imposto um limite na quantidade de cabeças que cada família extrativista da reserva vai poder criar:

- A reserva foi criada para abrigar extrativistas! Aqueles que discordarem serão convidados a sair caso insistam em virar fazendeiros!

É um dilema para muitos destes extrativistas. Logo ao lado, digo, do outro lado de um ramal de acesso à Reserva, o INCRA criou um projeto de assentamento agrícola. Lá os pequenos agricultores podem abrir áreas para criar gado, sem a pressão que os extrativistas sofrem dentro da Reserva.

Torço para que os extrativistas não desistam de ser extrativistas e se mudem para o projeto do INCRA.