Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 janeiro 2009

ELEIÇÃO PARA O SENADO: SERÁ QUE LULA RIFOU TIÃO VIANA?

Eleição no Senado - Lula rifa Viana

Blog do Noblat

Quem disse que Lula preferia Tião Viana (PT-AC) como presidente do Senado a José Sarney (PMDB-AP)?

Está bem, foi o próprio Lula quem o disse indiretamente.

Em reunião com líderes do PMDB, em dezembro último, depois de ouvir Sarney negar que fosse candidato a presidente do Senado, Lula comentou que o ideal seria que partidos diferentes comandassem a Câmara e o Senado. E foi só.

Discretamente, ele fez algumas sondagens para testar as chances de Viana ser eleito. Mas em momento algum jogou pesado para beneficiá-lo. Nem pesado nem mesmo leve.

Lula não é bobo. E também não é de se queimar por ninguém.

Com 12 senadores, o PT é dono da quarta maior bancada. Perde para o PMDB com 20, o PSDB e o DEM com 13 cada um.

Como imaginar que o PSDB e o DEM, opositores do governo, fossem capazes de apoiar um candidato do PT? Delírio!

Nada contra Viana, companheiro de partido de Lula e amigo dele.

Ocorre que Sarney na presidência deixa satisfeito o maior aliado de Lula - o PMDB. De resto, Sarney tem mais estatura política do que Viana e é tão confiável quanto ele.

A melhor maneira encontrada por Lula para sugerir que prefere Sarney a Viana foi avisar aos interessados que não se meterá na eleição para presidente do Senado.

Já se meteu.

NOTA DO BLOG: Esperamos que Tião Viana persista em seu objetivo. Não tem nada a perder. Quanto ao comentarista do Blog do Noblat afirmar que Sarney tem mais estatura política do Tião, gosto e cor não se discute. Eu não concordo. Além de ter menor estatura física que Tião Viana, Sarney (e sua família) tem um legado político, no que toca a envolvimento em transações escusas e acusações de corrupção durante o tempo em que foi presidente do país e comandou seu estado natal, o Maranhão, que o tornam um gigante frente ao acreano.