Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 fevereiro 2009

CANIBALISMO NA AMAZÔNIA - A NOTÍCIA VERDADEIRA

Arnoldo Santos

Portal Terra
Direto de Manaus

A Polícia Civil indiciou os índios da etnia Kulina conhecidos como Antônio Dedé, Socorro, Todomar e Macaquinho. Eles são acusados de matar e esquartejar Océlio Alves de Carvalho, 21 anos, há três dias no município de Envira (AM) a 1.215 km de Manaus, na aldeia Cacau. Além de esquartejar, os quatro indígenas ainda são acusados de terem comido parte das vísceras da vítima em um ritual de canibalismo.

As informações são do delegado do município, sargento José Carlos Corrêa. Segundo o delegado, o rapaz, que não era indígena, tinha um bom relacionamento com os índios.

"Ele tinha saído para conduzir o gado na estrada, se encontrou com os índios e foi pra aldeia. E não mais voltou", disse o delegado. A notícia do crime teria sido anunciada pelos próprios índios, que passaram a comentar com os moradores da aldeia, onde moram cerca de 190 famílias kulina.

Na região, o posto mais próximo da Fundação Nacional do Índio (Funai) está no município de Eirunepé (AM), que fica dois dias de viagem de barco até Envira. O administrador da Funai no Amazonas, Edgard Rodrigues, informou nesta sexta-feira que acionou o funcionário do órgão em Eirunepé para se deslocar ao município onde ocorreu o crime.

"A princípio, vamos fazer um trabalho de caráter indigenista para fazer o diagnóstico da situação. Se houver a necessidade, vamos pedir força policial federal", disse o administrador.

Pelas informações dadas por policiais de plantão na delegacia de Envira, um grupo de índios se mantém na frente do prédio onde se encontra preso o índio Macaquinho, único que foi detido.

O prefeito de Envira, Rômulo Matos, disse que este é mais um caso relacionado ao alto índice de alcoolismo dentro da comunidade indígena Cacau, que fica a 4 km da sede do município.

"Isso tem trazido muita preocupação para nós, porque não há uma representação da Funai na cidade", disse Rômulo Matos. "Já fizemos várias denúncias e nada foi feito pelas autoridades.".

Envira fica na divisa do Amazonas com o Acre. Só há acesso regular ao município por barco. De avião, somente indo a Rio Branco (AC) ou Eirunepé (AM) e fretando uma aeronave.

Errata: Diferente do que foi publicado anteriormente pelo Terra no título da notícia Índios são indiciados após canibalismo em aldeia do AM, no dia 6 de fevereiro, às 15h09, os índios foram indiciados por homicídio, e não por canibalismo. A informação foi corrigida no mesmo dia, às 16h16.

1 Comments:

Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caro Evandro,

A utilização da expressão "canibalismo" não me parece apropriada uma vez ainda não se sabe nem mesmo a autoria do crime. Em tempos de sensacionalismos todo cuidado é pouco. Seja como for, é importante não cometermos um outro crime: o de preconceito. Sei que isso não partiu de sua pena (caneta) mas eu me senti na obrigação de comentar este post.

Tenha um bom trabalho.

Lindomar Padilha

09/02/2009, 14:31  

Postar um comentário

<< Home