Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 fevereiro 2009

EM NOME DA DESINFORMAÇÃO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Nota na coluna 'Bom Dia' do jornal A Tribuna informa que o Acre continua a ter, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a gasolina mais cara do Brasil, com o litro do combustível sendo vendido nas bombas a R$ 2,93. A nota conclui que mesmo com esse alto preço, ainda tem gente por aqui (no Acre) que não quer que sejam feitas prospecções de petróleo e gás no território acreano.

Alguém precisa esclarecer ao autor da nota o seguinte:

1. O petróleo que sai do solo não se transforma instantaneamente em gasolina, precisa passar por uma refinaria

2. Portanto, o preço da gasolina vendida no Acre é calculado em função do custo de aquisição do combustível na refinaria + frete.

3. A refinaria mais próxima do Acre fica em Manaus, que em teoria, deveria fazer o combustível vendido no Acre ser muito mais barato do que é pois o mesmo vem em barcaças de grande capacidade até Porto Velho e de lá percorre apenas 500 km em caminhõs-tanque até Rio Branco.

4. A culpa do alto preço dos combustíveis no Acre tem uma explicação: ganância + combinação de preços + falta de ação do MP para combater essas práticas.

Portanto, mesmo que o Acre fosse rico em petróleo o preço dos combustíveis por aqui continuaria nas nuvens caso não fosse instalada uma refinaria no Estado. Como isso não vai acontecer pois já existe uma em Manaus, tudo vai ficar como está.

Portanto Sr. repórter de A Tribuna, não desinforme seus leitores nem tente manipular a realidade! Cumpra o seu papel de imprensa!

Não tenha medo de se insurgir contra a situação atual. Faça reportagens investigativas para mostrar de quem é a culpa pelo alto preço do combustível no Acre.

Fique certo que, ao contrário dos supermercados, revendedoras de carros, lojas de material de construção e outras onde existe competição real, os postos de gasolina não costumam anunciar em A Tribuna. Aliás, em quase nenhum meio de comunicação local porque anunciando ou não, as pessoas sempre vão parar em um deles para abastecer. Infelizmente não dá para fazer boicote geral aos postos de combustível.

Para finalizar. Se a nota não foi feita com esse sentido, mas apenas para agradar aos olhos do Senador Tião Viana, que apoia a prospecção no Acre, então você não se fez entender. Ou melhor, não deixou clara a sua intenção de que a nota não é para reclamar do alto preço do combustível no Acre, mas para mostrar ao Senador que A Tribuna apoia a iniciativa.