Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 fevereiro 2009

COPA 2014: AMAZONAS 'SUBORNA' DELEGAÇÃO DA FIFA E CBF

Os dirigentes passaram uma noite em meio a floresta amazônica, saborearam comidas típicas e ainda assistiram show do puro folclore amazonense. No dia seguinte sobrevoaram Manaus por mais de meia hora antes de assistir a apresentação do projeto amazonense

Carlos de Souza
Especial para o CRAQUE

No dia 20 de março o mundo vai saber se os inspetores da Fifa tiveram a mesma convicção que a maioria dos amazonenses tiveram no dia cinco de fevereiro. A convicção de que Manaus será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Os dirigentes da Fifa tiveram a oportunidade de passar uma noite em meio a floresta amazônica, saborear comidas típicas e ainda assistir um show do puro folclore amazonense. No dia seguinte, os homens da Fifa puderam ver Manaus do alto, em um sobrevoo de mais de meia hora, além de uma apresentação do projeto de Manaus.

Atraso

Com mais de uma hora de atraso, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira fez seu pronunciamento a ainda respondeu algumas perguntas dos jornalistas. "Quero deixar bem claro que nenhuma cidade será escolhida antes do dia 20 de março. Isso será decidido quando os técnicos da Fifa analisarem e repassar ao comitê executivo da Fifa, que é quem tem o poder de decidir quais serão as 12 cidades sedes", disse Ricardo Teixeira.

O presidente da CBF afirmou também que nenhuma região do Brasil está garantida com duas ou três sedes. "Falam muita coisa por ai. Mas posso garantir que não tem nada definido. As 17 cidades candidatas serão analisadas pelo Comitê que é quem vai escolher", afirmou Teixeira.

Quanto à infraestrutura e os recursos, Teixeira deixou claro que os investimentos que serão feitos nas cidades, nada mais são do que a antecipação do que seria feito a longo prazo. "O que se vai gastar com a Copa é insignificante, se considerarmos o que vai ficar para a cidade. O legado é muito grande e só quem vai ganhar com isso é a população", frisou.

O governador Eduardo Braga disse que o Amazonas elaborou um grande projeto que defende a carboneutralização da competição para prestar um importante serviço à conservação da floresta. "Acredito que o nosso projeto foi muito bem sucedido. Fizemos todo o esforço possível para realizar uma boa apresentação à Comissão da Fifa", disse.

Manaus vista pelo alto

Fez parte da programação da comitiva da Fifa um sobrevoo que passou por diversos pontos de Manaus como Centro, Encontro das Águas e o Pólo Industrial de Manaus (PIM). Diferente de outras capitais, que apenas adequarão seus estádios às exigências da Fifa, Manaus construirá uma nova arena. Por conta disso, a comitiva da Fifa não pousou no estádio Vivaldo Lima, fez apenas um sobrevoou pela área.

Pará x Amazonas

Durante a visita a Manaus, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira fez questão de negar o suposto apoio que o presidente Lula teria dado à candidatura de Belém como subsede da Copa do Mundo. "Foi bom vocês (jornalistas) tocarem nesse assunto. O Presidente Lula não disse isso que estão falando. A escolha da Fifa é técnica e não política", disse Ricardo Teixeira. "Eu não assisti a apresentação do Amazonas e nenhuma outra, porque sou do comitê executivo. Mas imagino que tenha sido uma boa apresentação", Ricardo Teixeira.

NOTA DO BLOG: A equipe responsável pela candidatura do Acre fez o que pôde, mas a programação do pessoal da Fifa e CBF no Acre deixou a nítida impressão de que eles vieram apenas para marcar presença. Uns poucos minutos sobrevoando a cidade porque resolveram fazer o trajeto aeroporto-arena da floresta pelo ar. Melhor se tivessem vindo por terra. A cidade está muito bem conservada e não faria vergonha. Não sei porque a equipe local não impôs esse trajeto. E ainda sobrevoaram a cidade em helicoptero pé-de-boi do exército (barulhento ao extremo, trepidante...mais ou menos o equivalente a uma kombi).

Não sei o que rolou nos bastidores, mas a história desta visita lembra aquela autoridade da capital em visita ao mais pobre e menos interessantes dos municípios do interior. Sem a menor boa vontade de 'perder' tempo por lá, manda logo avisar que a 'agenda está corrida' e não vai dar tempo sequer para almoçar...

Foi o que o caso do Acre. Em Manaus, por exemplo, foi diferente. Dormiram em um hotel de selva, o jantar foi especial, teve show de folclore...

Com uma visita vapt-vupt, fica difícil o Acre sonhar em sediar a próxima Copa. Por mais que o projeto esteja nota 10 e a equipe local tenha se esforçado tanto. Para ganhar o apoio de Ricardo Teixeira, não basta limusine ou helicóptero...é preciso muito mais.

4 Comments:

Blogger Daphne Alves said...

Acredito que o Amazonas mostrou o seu melhor, afinal queremos ser sede. Não acho que estamos "subornando" a fifa, sendo está uma instituição séria e que irá avaliar todo o conjunto, mas muito mais as condições técnicas de cada estado.

Se o Acre foi desprecilegiado pela forma que a comissão preferiu conhecer o projeto, os representandes do estado deveriam se impor, afinal creio que tem a vontade de serem escolhidos!

Abraços a todos acreanos!

06/02/2009, 12:24  
Blogger Evandro Ferreira said...

Prezada Daphne e demais amazonenses,

Não me julguem mal quando falo em 'suborno' entre aspas. Não é no mau sentido, mas no fato de que tratou com pompa e circunstância devida a comitiva.

O Acre está em desvantagem pois, como disse nos comentários, a comitiva passou por aqui literalmente a jato. Não deu para ver ou sentir o ambiente local.

Se o Acre não for o escolhido, torço pelo Amazonas, que está aqui ao lado.

Evandro

06/02/2009, 13:04  
Anonymous Anônimo said...

tanto amazonas,acre e pará já são vencedoras..o mais importante é preservar a floresta...

07/03/2009, 18:36  
Anonymous Copa Manaus 2014 said...

Acredito que agora todos devemos nos unir isso sim! Afinal, Manaus é a única representante do Norte na Copa do Mundo!
Vamos torcer para que a cidade fique linda para receber nortistas, pessoas de regiões mais distantes, estrangeiros..enfim..
Viva a Amazônia como um tudo e vamos acabar com esse preconceito entre nós! Viva #Copa2014Manaus !!
Quanto mais os Estados do Norte brigam entre si mais são ocorre desunião e isso fica muito triste.

28/02/2010, 20:41  

Postar um comentário

<< Home