AMBIENTE ACREANO: AGRICULTORES DO ACRE E DO PERU APRENDEM A MANEJAR O FOGO
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

segunda-feira, agosto 24, 2009

AGRICULTORES DO ACRE E DO PERU APRENDEM A MANEJAR O FOGO

Maura Campanili
Ipam

Agricultores do Acre e Madre de Deus aprendem a manejar fogo

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e a Prefeitura Municipal de Rio Branco, através de suas Secretarias de Meio Ambiente (SEMEA) e de Agricultura e Floresta (SAFRA) realizará, entre os dias 25 e 28 de agosto, o curso de qualificação profissional em “Bom Manejo de Fogo em Paisagens Rurais”, no Centro de Educação Profissional Escola da Floresta Roberval Cardoso. O curso contará com 40 participantes, entre técnicos das instituições estaduais, municipais e agricultores multiplicadores do Estado do Acre.

O evento acontece no momento em que o Estado propõe a completa eliminação do fogo agrícola e florestal e o desenvolvimento de alternativas de produção, através de um programa pioneiro de valorização do ativo ambiental.

Neste contexto, o curso objetiva a definição de um conjunto de técnicas de manejo e contenção de fogo em paisagens agrícolas do Acre, além de propiciar um espaço de discussão técnico científica acerca de ferramentas de controle e redução de fogo agrícola em uma paisagem altamente inflamável e em processo de redução de emissões de carbono florestal. A metodologia será a desenvolvida pelo IPAM e denominada Bom Manejo de Fogo, que obteve significativo sucesso em outras regiões onde foi implantada, reduzindo em mais de 80% a área queimada.

Ao final do encontro, será elaborada uma programação de ação entre os parceiros visando dar continuidade ao processo de ações para a redução da área queimada.

Madre de Deus

O curso Bom Manejo de Fogo em Paisagens Rurais, será realizado também no departamento Madre de Dios, na região Amazônica do Peru, entre os dias 1 e 3 de setembro. Desta vez, os parceiros do IPAM serão o Governo Regional de Madre de Deus (Goremad), Projeto 9, Cooperação Andina de Fomento (CAF) e Comitê de Fogo de Madre de Deus.

O curso também reunirá 40 gestores municipais e agricultores com o objetivo de definir uma estratégia de implementação de um conjunto de técnicas de manejo e contenção de fogo em paisagens agrícolas da região, dando continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito da Iniciativa MAP que visam a redução do desmatamento e emissão de carbono.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home