Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

08 outubro 2015

BIOCOSMÉTICOS PRODUZIDOS COM ÓLEO DE PUPUNHA E BURITI PATENTEADOS PELO INPA

Com informações da Ascom Inpa

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu no final de junho patente que resguarda os direitos de propriedade intelectual do sabonete sólido e líquido, e da emulsão evanescente produzidos a partir do óleo da pupunha (Bactris gasipaes) e do buriti (Mauritia flexuosa), e do creme antioxidante feito com óleo de pupunha.

Os responsáveis pelos produtos e estudos são a pesquisadora do INPA Helyde Albuquerque e os ex-bolsistas Bruno Olímpio e Jonathas Wellington de Sá, os professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Maria Rosa Lozano Borrás e Paulo Roberto da Costa, e a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sônia Maria Braga dos Santos.

“As patentes concedidas refletem o potencial do INPA e o seu avanço como uma instituição que desenvolve produtores inovadores vinculados às pesquisas na região Norte”, disse a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA, Noelia Falcão. Segundo ela, a concessão de uma patente garante e resguarda os direitos de propriedade industrial de um produto, evitando sua produção e comercialização indevida.

Biocosméticos amazônicos

Extraídos da polpa dos frutos maduros, os óleos do buriti e da pupunha – presentes nos sabonetes sólido e líquido, na emulsão evanescente e no creme antioxidante – contém carotenoides (pigmento natural encontrado em frutos vermelhos, alaranjados ou amarelos) ricos em betacaroteno (pró-vitamina A) que ajudam a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele e, ainda, preservam o colágeno, aumentando a sua elasticidade e tonicidade.

Para a produção dos biocosméticos, Helyde Albuquerque disse que “Selecionou os frutos que tinham a pigmentação mais forte, por terem maior concentração de bioativos, o que garante a eficácia dos produtos”. “Outra vantagem é que estes óleos ricos em carotenóides podem ser utilizados em cremes cosméticos com baixo custo de produção, e assim podem ser consumidos por todas as camadas sociais”, afirmou Albuquerque.

O Sabonete sólido à base de óleo de pupunha e buriti é rico em ácidos graxos e carotenóides, ajudando na reposição da oleosidade natural da pele e deixando-a com aspecto aveludada e limpa. Uma das vantagens do creme antioxidante à base de óleo de pupunha está na proteção contra as ações dos radicais livres.


A patente concedida vigora pelo prazo de 20 anos contados da data do pedido de patente. Ao todo, o Inpa possui 73 pedidos de depósitos de patentes, somando mais de 100 produtos e processos registrados. Desses, cinco produtos já tem patentes concedidas. O Instituto disponibiliza um portfólio de tecnologias para empresas ou possíveis investidores interessados em produzi-las em escala industrial.

Fotos: Evandro Ferreira