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15 agosto 2006

INCLUSÃO DIGITAL: DE UNIVERSITÁRIOS A SERINGUEIROS, TODOS ESTÃO APRENDENDO A INTERPRETAR E USAR IMAGENS DE SATÉLITES

Abaixo apresentamos o resumo do projeto desenvolvido pelo professor Foster Brown, que tem levado a alta tecnologia para os lugares mais isolados do interior do estado.

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE INCLUSÃO DIGITAL, FOCALIZANDO EM IMAGENS DE SATÉLITE, PARA COMUNIDADES DA REGIÃO DO ALTO ACRE E CAPIXABA, ACRE, BRASIL

INTRODUÇÃO

O intenso processo de ocupação que vem ocorrendo na Amazônia Sul-Ocidental está tornando a região crítica para o desenvolvimento sócio-econômico, bem como para a conservação da biodiversidade. O Experimento de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia – LBA (http://lba.inpa.gov.br), cuja meta é gerar conhecimento para o desenvolvimento e conservação da Amazônia, tendo como desafio, estabelecer ligações entre esses conhecimentos e o contexto das comunidades regionais. Visando despertar a sociedade para a importância da sua participação no processo de planejamento regional, assim como iniciar um processo de inclusão digital, o projeto foi renovado em agosto de 2005.

Damos continuidade ao uso do software SPRING 4.2 e imagens CBERS-2, ambos disponíveis gratuitamente no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (http://www.inpe.br), com comunidades da Região do Alto Acre e Capixaba. O programa de capacitação inicialmente envolveu um levantamento de demandas junto aos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Para um melhor planejamento, participamos de reuniões com entidades empenhadas na prevenção e combate às agressões ao meio ambiente, a partir das quais foi formado o COMITÊ DO FOGO (IMAC/CBMAC/PZ-UFAC/SEPROF). Para complementar o CD “KIT Introdução ao SPRING”, dois manuais foram inseridos, um sobre o uso do (des)compactador IZArc e outro básico sobre o Acrobat Reader. Dentre as demandas identificadas, também está o Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Recursos Naturais no Ensino Básico – Projeto Floresta das Crianças – FLOC, para o qual foram desenvolvidos treinamentos sobre técnicas de mapeamento em campo e elaboração de mapas para escolas rurais dos municípios envolvidos. Este trabalho foi feito em colaboração com uma equipe do SETEM que permitiu um maior alcance de resultados.

RESULTADOS

Além das comunidades em foco, a Secretaria de Extrativismo e Produção Familiar (SEPROF) e o Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), em Rio Branco, solicitaram palestras sobre uso de imagens de satélite CBERS-2 e situação das queimadas, destacando prioridades de ação para o uso destes recursos e discutindo como utilizá-los para mobilização das autoridades na tomada de providências no combate às queimadas e seus conseqüentes prejuízos. Para o Projeto Floresta das Crianças, foram realizados mapeamentos em 6 escolas – José Hipólito, Tancredo Neves e Santa Rita, em Assis Brasil; José Benício e Nossa Senhora das Dores, em Epitaciolândia; e Gesilda de Freitas Paixão, em Brasiléia, com produção de mapas para uso escolar e para fins de regularização das áreas de florestas doadas pela comunidade, junto ao IBAMA. Durante este processo foram elaborados materiais didáticos (pôsteres) sobre a situação de queimadas em torno das escolas, fazendo uma correlação entre as fotos aéreas e as áreas queimadas exibidas nas imagens de satélite. Um dos resultados mais evidentes foi a utilização do material em palestras para produtores rurais em Epitaciolândia, as quais estão sendo reproduzidas pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) em Brasiléia para as associações de produtores rurais filiadas. Com o avanço deste projeto, foi possível uma maior integração das atividades do SETEM com a Defesa Civil Estadual, permitindo a participação da equipe no planejamento das estratégias de ação do Comitê do Fogo.

CONCLUSÃO

O uso de imagens de satélite como meio de gerenciar recursos naturais, tende a tornar mais acessíveis as informações às comunidades rurais e a população em geral, principalmente naquelas onde as mudanças globais se fazem sentir com maior intensidade, a exemplo das queimadas ocorridas em 2005.

Autores: Luís André de Lima Correia (Bolsista do PIBIC/CNPq/UFAC – 2005/2006) e Irving Foster Brown (Orientadora, Universidade Federal do Acre Parque Zoobotânico/WHRC ). DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE INCLUSÃO DIGITAL, FOCALIZANDO EM IMAGENS DE SATÉLITE, PARA COMUNIDADES DA REGIÃO DO ALTO ACRE E CAPIXABA, ACRE, BRASIL. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica PIBIq-CNPq , Universidade Federal do Acre, Rio Branco-Acre, 2006.

Financiador: CNPq / PIBIC / UFAC.