Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 agosto 2006

TIJOLO FEITO COM GARRAFA "PET"

CRIATIVIDADE É TUDO - ISTO É BRASIL!

Toneladas de garrafas plásticas produzidas de poli (tereftalato de etileno), ou PET, foram retiradas nos últimos cinco anos dos igarapés que cortam a cidade de Manaus e deságuam no rio Negro. Incomodados com essa situação, alunos do curso de graduação de engenharia civil da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Manaus, sob a coordenação do professor Newton Lima,
desenvolveram um tijolo composto de argamassa e garrafa PET de 2 litros descartada. Cimento e areia de quartzo são a base da argamassa que envolve inteiramente a garrafa. “Os testes de resistência mecânica apontaram que, se a garrafa estiver com a tampa, o tijolo agüenta esforços enormes sem se romper”, diz Lima. O tijolo é moldado em fôrma de madeira com dobradiças laterais. Em cerca de sete dias já pode ser usado na construção civil. Ensaios realizados mostraram que o tijolo com PET promove o isolamento térmico em casas populares. O próximo passo do projeto é repassar o conhecimento para os interessados. Para que isso ocorra, está em fase final de produção uma cartilha, que ensina de forma simples e direta como fabricar os tijolos. Também está sendo construído um módulo na universidade para orientar as pessoas como colocar a fiação elétrica e a parte hidráulica nas casas sem comprometimento da estrutura. São necessários cerca de 1.500 tijolos para construir 25 metros quadrados.

Imagem: Fôrma de madeira usada para moldar tijolo feito de PET, cimento e areia (© ULBRA MANAUS)
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp Edição Impressa 126 - Agosto 2006

2 Comments:

Anonymous ALVAIR said...

PARABÉM PELO PROJETO GOSTEI MUINTO, NÓS TEMOS O PROJETO DAS VASS:PET, GOSTARIA-MOS DE INCLUIR ESTE DOS TIJOLOS TAMBÉM. SERÁ MAIS UMA FORMA DE RENDA PARA A COMUNIDADE, NÃO É. COMO CONSEGUIREMOS.

Att: ALVAIR

WWW.VASSOURAPET.COM.BR

17/10/2009, 00:05  
Blogger Unknown said...

ESPERO PELAS INFORMAÇÕES,

OBRIGADO

AttALVAIR

17/10/2009, 00:13  

Postar um comentário

<< Home