Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 agosto 2006

ATIVIDADES ANTIMICROBIOLÓGICAS DOS EXTRATOS E FRAÇÕES OBTIDOS ATRAVÉS DE SOLVENTES ORGÂNICOS DA CASCA DA Himatanthus cuuba DO VALE DO ACRE

SUCUUBA: DE ONDE VEM O PODER MEDICINAL DESTA PLANTA?

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um estudo fitoquímico e atividade antimicrobiológica dos extratos e frações da casca do tronco da espécie Himatanthus sucuuba realizado entre o período de 01 de agosto de 2005 a junho de 2006. A H. sucuuba pertence à família Apocynaceae e é usado popularmente contra diversos males estomacais. O conhecimento das atividades antimicrobiológicas dos extratos podem indicar o uso mais racional na posologia desta espécie Uma vez que o seu uso inadequado pode causar efeitos colaterais.

Este trabalho foi realizado com duas amostras da casca do caule da planta, sendo que uma coleta foi próximo ao município de Porto Acre e a outra na fazenda Guarany, localizada na BR-317 Km30, próxima ao município de Capixaba. Após serem pesadas, as amostras foram secas em estufa à temperatura de até 50ºC e, posteriormente, triturada e novamente pesada. Foram colocadas em infusão em etanol 98ºGL, o material foi filtrado e o liquido filtrado foi evaporado, retendo assim o extrato bruto etanólico. O etanol condensado na evaporação foi reaproveitado para nova extração, repetindo a extração etanólica exaustivamente. A partir do extrato etanólico bruto e seco da planta, foram realizados os fracionamentos com solventes em ordem crescente do seu gradiente de polaridade (hexano, clorofórmio, éter etílico, acetato de etila). Com a fração etérea da primeira coleta e da fração clorofórmica da segunda coleta, foram realizadas cromatografias em coluna, que é uma técnica utilizada para isolamento de constituintes de extratos vegetais. Após obtenção das frações da cromatografia em coluna foram realizadas cromatografias em camada delgada. Nas placas cromatográficas observou-se sinais da presença das substâncias HS7, HS8 e HS5 já observadas em pesquisas anteriores. O isolamento destas substâncias na sua forma pura ainda não foi possível. Com as frações obtidas a partir do extrato etanólico bruto foram realizados testes microbiológicos, através do método de difusão em meio sólido frente a bactérias Gram positivas (Bacillus subtilis; Staphylococcus aureus), Gram negativas (Klebsiella pneumaniae; Escherichia coli), álcool-ácido-resistentes (Mycobacterium phlei) e um fungo leveduriforme (Candida albicans).

RESULTADOS

Os resultados demonstraram que as bactérias testadas foram resistentes a todas as frações analisadas, com exceção de K. pneumoniae que apresentou sensibilidade à fração clorofórmica com um halo de 9mm nas primeiras 24 h, mantendo a sensibilidade após 48 h de crescimento. O fungo leveduriforme apresentou sensibilidade à maioria das frações analisadas, exceto a de acetato de etila, na fração hexânica observou-se um halo de 9mm, na fração clorofórmica um halo de 9mm e na fração etérea um halo de 8mm nas 24 h, e mantendo após 48 horas. Como controle, o antibiótico Imipinem é usado como padrão de comparação por apresentar sensibilidade às bactérias.

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos na realização deste trabalho sugerem que a planta em estudo realmente apresenta algum poder medicinal. Mas, fazem-se necessários maiores estudos para podermos afirmar se é apenas uma substancia que tem poder medicinal ou um sinergismo das frações da planta Himatanthus sucuuba como um todo. É importante a continuidade da pesquisa no sentido da eficiência da casca do caule ou se outras partes da planta são tão eficientes quanto a casca. Isto deduziria que os famosos chás também poderão ser feitos com as outras partes da plantas não sendo somente da casca.

Autores: Dymile Gonçalves Moreira (Bolsista do PIBIC/CNPq/UFAC–2005/2006) e Ilmar Bernardo Graebner (Orientador, Departamento de Ciências da Natureza). ATIVIDADES ANTIMICROBIOLÓGICAS DOS EXTRATOS E FRAÇÕES OBTIDOS ATRAVÉS DE SOLVENTES ORGÂNICOS DA CASCA DA Himatanthus cuuba DO VALE DO ACRE. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica PIBIq-CNPq , Universidade Federal do Acre, Rio Branco-Acre, 2006.
Financiador: CNPq / PIBIC / UFAC.

1 Comments:

Blogger danka said...

gostaria muito de conhecer este trabalho na integra, sou pesquisador deste gênero e tenho total interesse em conhecer a metodologia empregada e os resultados encontrados.
gostaria de saber se há alguma publicação em revista deste trabalho...ou só em anais?

Sebastiao
danka1@hotmail.com

04/05/2009, 21:47  

Postar um comentário

<< Home