Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 agosto 2006

CÉU DE BRIGADEIRO

As chuvas, a crise econômica, a pressão das autoridades, tudo tem contribuído para que, até o presente momento, o ano de 2006 não apresente o quadro desastroso que testemunhamos no ano passado. Vejam no gráfico ao lado a evolução dos focos de calor detectados no ano passado.

O que temos visto este ano é "nada" perto do que vimos em 2005...melhor assim.

Para finalizar, um detalhe que vale a pena comentar. No ano passado, quando a situação ficou fora de controle, o governo resolveu proibir as queimadas. Observem no gráfico que após a proibição a quantidade de queimadas aumentou ainda mais. Ninguem deu bola para a ordem "estatal". Este ano a ordem veio antes da temporada de queimadas.

O "teste" da ordem estatal deste ano vai ser daqui a duas semanas, quando iniciar o mês de setembro. É entre 1-15 de setembro que os acreanos "da gema" tradicionalmente queimam. Vamos esperar para conferir, mas não vamos esperar sentados. Devemos estar vigilantes e denunciar derrubadas e queimadas ilegais. IMAC, SEMEIA e IBAMA estão a postos.

Fonte: Sumaia Vasconcelos. Quando e onde as queimadas ocorrem no Acre. Palestra proferida em 13 de feveiro de 2005. Rio Branco-Ac.