Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 agosto 2006

RONDÔNIA, TERRA SEM LEI MESMO!

Essa eu ouvi em uma roda de amigos e desconhecidos neste final de semana.

Um fazendeiro que estava de visita em Rio Branco comprou uma área "virgem" na região do Abunã e resolveu abrir uma "pequena" clareira de 100 hectares para construir a sede da futura fazenda. Obviamente que tudo feito "por cima da pausada", como costumamos dizer aqui pelo Acre. Sendo claro: sem qualquer tipo de licença.

Confiando no isolamento e dificuldade de acesso à área, ele achou que poderia fazer lá o que se costuma fazer em outros lugares: contratar um time de peões e mandar ver: derrubar e queimar sem dar bola para ninguem. Desta vez não colou. Os satélites não deixam passar mais nada desapercebido, nem mesmo uma pequena derrubada de 100 hectares.

Resultado. Polícia Federal e Ibama foram ao local para as providências de praxe. Os desmatadores foram pegos no flagra, digo, os badecos que apenas cumprem as ordems para desmatar. Obviamente que a terra está em nome de terceiros e o dono "verdadeiro" dificilmente vai ser penalizado. Até pensei que ele iria sair impune. Mas ao final da conversa ouvi algo diferente, inédito: segundo os presentes os homens do estado não apenas lavraram as multas. Eles derramaram centenas de litros de gasolina, confiscaram as motosserras, um motor de luz, etc.

Fiquei pensando sobre o porque de tal ação. Cheguei à conclusão que mesmo os homens da lei ficam frustrados. Imagine, andar horas em ramais esburacados, caminhar floresta adentro correndo todo tipo de riscos para simplesmente preencher um formulário, entregar a alguem (que nunca é o dono e nunca vai ser responsabilizado por nada) e dizer:

- Tá multado!

Na prática isso é como um teatro, com a diferença que desta vez a TV Globo não estava lá para mostrar o duro serviço que eles cumpriram. Enquanto eles se matavam lá no mato, o verdadeiro responsável provavelmente estava na cidade, passeando em sua caminhote de luxo.

Levando motores, motosserras e outros bens de alto valor pode até ser ilegal, mas parece sensato. Cedo ou tarde o verdadeiro dono vai ter que aparecer para tentar reavê-los. Ai sim, ele vai ter que pagar pelo que fez.

Mesmo assim, era consenso entre os que conversavam ao meu lado que a ação dos homens da lei foi brutal, ilegal...afinal o amigo deles estava apenas abrindo a clareira para a sede da fazenda dele...