Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 fevereiro 2007

O PODER DOS BUROCRATAS...COISAS DE BRASIL

Número do motor de veículos automotores tem que constar no Documento de Porte Obrigatório (CRLV)




O Denatran publicou, em 25 de agosto passado, a Resolução 199 que obriga a inclusão do número do motor do veículo no documento de porte obrigatório, o infame CRLV (aquele que a gente tem que usar todo o tempo senão os "guardas" multam!). Agora, além do número do chassis, o CRVL tem que apresentar o número do motor. Sem ele, a partir de abril próximo seu veículo poderá ser apreendido até que a sua regularização seja efetuada. Prato cheio para os "guardas".

Ninguem deu publicidade à resolução quando ela foi publicada. Acho que é porque ninguem tinha conseguido ver a malícia e a esperteza dos "burocras" nesta resolução. Agora é tarde. A partir de abril os "guardas" vão ter mais um motivo para "multar" ou chamar para "uma conversa particular" os motoristas cujos documentos não tiverem o tal número do motor. Já não é bastante a exigência do extintor inútil? Esta história de número de motor em documento de carro está me cheirando à história do tal do kit de primeiros socorros? Vocês lembram? Alguem ganhou e muitos perderam. Felizmente foi abolida a exigência do kit inútil.

O mais grave: para tirar um novo CRLV o Denatran exige que o proprietário inclua na documentação um decalque do número do motor ou uma foto. Se já é difícil tirar decalque do chassis, imagine do motor.

Já pensou? Vai renovar a CRLV e chega no Detran com o motor do carro pegando fogo de quente. Claro, teve que dirigir de casa até o Detran! Pessoas como o Altino Machado, que moram lá na caixa prego, vão chegar lá e é óbvio que o técnico do Detran vai dizer:
- Tem que esperar até o motor esfriar!
- Quanto tempo?
- Fica frio. Senta alí...
Vai esperar quantas horas? E como o pessoal do Detran vai fazer para checar o número do motor? Vão se enfiar embaixo do carro? Lá vai ter um elevador mecânico? E se o número estiver em um lugar "impossível", desses que para tirar decalque ou fotografar seja necessário desmontar algumas peças?
Não duvidem! Segundo a revista Quatro Rodas, os proprietários de veículos Gol (geração 3, mais popularmente conhecidos como Gol "bola"), com motor 1.0 16v vão ter que pagar mecânicos para desmontar parte do motor. O mesmo deve valer para outros carros modernos em que o cofre do motor é entupido de fios, cabos, tubos, e outras tranqueiras. Duvido que as fábricas projetaram a colocação dos números dos motores em lugares fáceis prevendo que um dia a lei iria exigir os mesmos.

Pior para quem comprou carro no ínicio do ano. Como não consta número de motor nos mesmos, apartir de abril eles vão ter que providenciar outro documento. E quem vai pagar? E o que dizer dos carros mais antigos? Aqueles que não têm número no motor? Os donos vão se "ferrar".

Qual a inutilidade da resolução? Segundo a revista Quatro Rodas, desde 1998 todas as montadoras cadastram o número do motor dos veículos que fabricam no sistema de registro do Denatran. Porque a exigência?

Sempre que uma barbaridade como essa vem à tona, digo para minha esposa que quem faz isso é aquele funcionário burocrático, que não atende o público, e por isso não tem muito o que fazer durante o expediente. Fica lá o dia todo "maquinando" idéias deste tipo. O tempo é tanto que tudo sai bem detalhado, não fica faltando nada. O problema é que como tudo sai da cabeça dele e não é discutido pelos potenciais usuários das "idéias" (apenas necessita da aprovação do chefe). Sobra para a gente.
De tanto pensar e propor idéias, os burocratas conseguiram um novo título. Hoje eles são chamados de "gestores públicos". Antes eram os tais auxiliares de serviços gerais, chefe de seção e por ai vai.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Evandro,

Concordo em número e grau. Se houvesse uma olimpíada burocrática, nenhuma super-potência mundial seria páreo para o Brasil.

Cordialmente.

18/10/2007, 06:31  

Postar um comentário

<< Home