Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 março 2007

COLNIZA, MATO GROSSO

Inferno ambiental e social do Brasil?

Matéria do jornal Diário de Cuiabá publicada no dia 25/3/2007 informa que o município de Colniza, detentor da maior taxa de homicídios do país, é o campeão do desmatamento no Estado do Mato Grosso. No âmbito nacional ficou em 4º lugar.

Se Colniza fosse um projeto de pesquisa, seria uma espécie de projeto-piloto para testar a correlação entre o desmatamento e a violência decorrente pela luta pela terra e os recursos naturais, especialmente a madeira e os minérios.

Leia abaixo a matéria completa:

Campeão também em desmatamento no Estado

Desde 2002, município tem lugar cativo no ranking de devastação florestal de MT; em âmbito nacional, ocupou 4ª posição entre os que mais desmatam



RODRIGO VARGAS
Da Reportagem

Detentora da maior taxa de homicídios do país – 165 por 100 mil habitantes, segundo a Organização dos Estados Ibero-americanos – Colniza (município localizado a 1165 quilômetros a noroeste de Cuiabá) tem em seu índice de desmatamento outro fator negativo de notoriedade nacional.

Entre agosto de 2005 e julho de 2006, segundo levantamento por satélite do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), produzido pelas ongs Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Instituto Centro de Vida (ICV), nenhum outro município perdeu tantas áreas de floresta em Mato Grosso: 35,9 mil hectares.

Com uma área de 2,8 milhões de hectares, a maior parte deles ainda preservados, o município tem uma espécie de cadeira cativa no topo do ranking estadual desde 2002. Nos quatro últimos biênios, ficou duas vezes em segundo e duas vezes em primeiro lugar.

Em nível nacional, segundo o “Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia”, do Ministério do Meio Ambiente, o município foi o quarto colocado entre os 48 maiores devastadores da região, com uma área aberta equivalente à de 60 mil campos de futebol entre 2003 e 2004.

No biênio seguinte, já sob o efeito das operações policiais de combate à grilagem de terras e a exploração ilegal de madeira – Curupira I e II e Rio Pardo – o ritmo desse processo foi reduzido à metade e se estabilizou neste patamar (ver quadro).

Ainda assim, o município seguiu entre os principais palcos do desmatamento no país. Apenas no segundo semestre de 2006, Colniza perdeu quase 24 mil hectares – 19 mil em setembro, o equivalente a 15% de tudo o que foi desmatado em Mato Grosso naquele mês, segundo os dados do SAD.

MODELO – Considerados isoladamente, os números não dizem muito sobre o que ocorre na região. Há quem veja tais indicadores como uma mera decorrência do fato de ainda existirem no município grandes reservas a desmatar.

Mas quando o gráfico do desflorestamento é sobreposto ao de homicídios, porém, percebe-se uma estreita similaridade. As curvas são praticamente idênticas: as explosões de mortes entre 2003 e 2004, por exemplo, coincidem com o aumento no ritmo das derrubadas.

Se o próprio governo admite que a violência vivida naquele período foi decorrente da ausência do Estado, não parece lógico imaginar outro motivo para a manutenção de um processo de exploração que já tragou quase 10% das áreas do município, sem trazer o sonhado progresso.

Para o procurador da República, Mário Lúcio Avelar, Colniza é “um caso clássico na Amazônia”. “De um lado, sofre a ação devastadora de grupos criminosos com elevado poder político e econômico. De outro, o poder público é ineficaz para dar combate a estes esquemas”.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

so gostaria de saber o que o governo faria com as familhas
que moram na aria rurral
que vemderão suas casinha
ou chacara e forão realizão
um sonho que e ter um pedaso de terra maior p/ dar uma vida
melhor p/ sua familia ai em colniza

15/11/2008, 00:08  
Anonymous Anônimo said...

E as familias da comunidade nada de proteçao tem??
ou nao tem ninguem quem manda nem governo nada??

04/01/2009, 14:53  

Postar um comentário

<< Home