USANDO GPS E SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO BÁSICO RURAL DO ACRE
- Iniciativa faz parte do projeto "Floresta das Crianças" e envolve as prefeituras de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia
- Estão participando 144 escolas rurais, cerca de 150 professores e mais de 2.700 alunos
Sob a liderança dos pesquisadores do Parque Zoobotânico da UFAC, foi demonstrado o uso de GPS e sensoriamento remoto na educação rural básica via mapeamento participativo nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Professores, alunos e a representantes da comunidade foram treinados para usar imagens de satélite, aparelhos de GPS, compassos e passos calibrados para mapear a floresta próximo das escolas rurais da região.
O Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Recursos Naturais no Ensino Básico conhecido como Projeto Floresta das Crianças – FLOC, sob a liderança da pesquisadora Vera Reis (Parque Zoobotânico da UFAC), desenvolve atividades visando a inclusão social de crianças e jovens a partir da pesquisa em conservação e manejo dos recursos naturais no ensino básico na zona rural dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, Acre. As escolas recebem, como doação da comunidade, uma área de floresta adjacente à mesma que é usada como laboratório natural para estudos e pesquisas desenvolvidos de forma participativa.
As atividades de ensino-aprendizagem contam com a participação dos pais e representantes comunitários (gestores rurais), com o objetivo principal de promover a interação entre a comunidade, a escola e a floresta, sensibilizando-os da importância da conservação da biodiversidade regional, reduzindo práticas de desmatamento e queima.
A capacitação envolve a combinação do conhecimento tradicional das comunidades e o uso de ferramentas tecnológicas modernas para identificar recursos naturais em áreas florestais doadas pelas comunidades que vivem no entorno das escolas. O objetivo do projeto "Floresta das Crianças" é transformar estas áreas florestais adjacentes às escolas rurais em laboratórios naturais onde os estudantes poderão fazer pesquisas e aprender sobre a conservação e o manejo dos recursos naturais.
O processo de mobilização da comunidade para a realização deste projeto resultou na assinatura de um convênio entre a Universidade Federal do Acre, as Secretarias Municipais de Educação de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia e a ONG peruana ANIA – Asociación para la Niñez y su Ambiente, em janeiro de 2005 para implementação do Projeto "Floresta das Crianças" em 15 escolas rurais, em uma primeira fase, envolvendo 15 professores, 04 coordenadores e 300 alunos.
Em 2006 as secretarias municipais de educação dos referidos municípios decidiram
implantar a metodologia em todas as escolas rurais, sendo 42 escolas em Assis Brasil, 79 em Brasiléia e 23 em Epitaciolândia, envolvendo cerca de 150 professores e coordenadores capacitados no período de janeiro a abril de 2006, atingindo diretamente 2.780 alunos.
O uso de GPS e de técnicas de sensoriamento remoto facilitou a integração da comunidade/escola e a sua participação no desenvolvimento de várias atividades do projeto. Na primeira fase do projeto, executada em 2005, mais de 15 professores, 15 membros da comunidade e mais de 300 estudantes foram envolvidos direta ou indiretamente no programa, sendo que 93 hectares de florestas doadas para as escolas rurais.
O mapeamento participativo proporcionou à comunidade a utilização de uma metodologia simplificada para obtenção de medidas de áreas e a inclusão, em todo o processo do mapeamento, dos conhecimentos tradicionais dos envolvidos. Atualmente esta metodologia esta sendo disseminada para outras localidades como Xapuri, via PROAMBIENTE e para a Ilha de Itaparica, na Bahia.
O artigo completo foi publicado nos Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado em Florianópolis entre 21 e 26 de abril passado.
Clique aqui para acessar o artigo (em PDF)
- Iniciativa faz parte do projeto "Floresta das Crianças" e envolve as prefeituras de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia
- Estão participando 144 escolas rurais, cerca de 150 professores e mais de 2.700 alunos
Sob a liderança dos pesquisadores do Parque Zoobotânico da UFAC, foi demonstrado o uso de GPS e sensoriamento remoto na educação rural básica via mapeamento participativo nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Professores, alunos e a representantes da comunidade foram treinados para usar imagens de satélite, aparelhos de GPS, compassos e passos calibrados para mapear a floresta próximo das escolas rurais da região.
O Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Recursos Naturais no Ensino Básico conhecido como Projeto Floresta das Crianças – FLOC, sob a liderança da pesquisadora Vera Reis (Parque Zoobotânico da UFAC), desenvolve atividades visando a inclusão social de crianças e jovens a partir da pesquisa em conservação e manejo dos recursos naturais no ensino básico na zona rural dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, Acre. As escolas recebem, como doação da comunidade, uma área de floresta adjacente à mesma que é usada como laboratório natural para estudos e pesquisas desenvolvidos de forma participativa.
As atividades de ensino-aprendizagem contam com a participação dos pais e representantes comunitários (gestores rurais), com o objetivo principal de promover a interação entre a comunidade, a escola e a floresta, sensibilizando-os da importância da conservação da biodiversidade regional, reduzindo práticas de desmatamento e queima.
A capacitação envolve a combinação do conhecimento tradicional das comunidades e o uso de ferramentas tecnológicas modernas para identificar recursos naturais em áreas florestais doadas pelas comunidades que vivem no entorno das escolas. O objetivo do projeto "Floresta das Crianças" é transformar estas áreas florestais adjacentes às escolas rurais em laboratórios naturais onde os estudantes poderão fazer pesquisas e aprender sobre a conservação e o manejo dos recursos naturais.
O processo de mobilização da comunidade para a realização deste projeto resultou na assinatura de um convênio entre a Universidade Federal do Acre, as Secretarias Municipais de Educação de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia e a ONG peruana ANIA – Asociación para la Niñez y su Ambiente, em janeiro de 2005 para implementação do Projeto "Floresta das Crianças" em 15 escolas rurais, em uma primeira fase, envolvendo 15 professores, 04 coordenadores e 300 alunos.
Em 2006 as secretarias municipais de educação dos referidos municípios decidiram
implantar a metodologia em todas as escolas rurais, sendo 42 escolas em Assis Brasil, 79 em Brasiléia e 23 em Epitaciolândia, envolvendo cerca de 150 professores e coordenadores capacitados no período de janeiro a abril de 2006, atingindo diretamente 2.780 alunos.
O uso de GPS e de técnicas de sensoriamento remoto facilitou a integração da comunidade/escola e a sua participação no desenvolvimento de várias atividades do projeto. Na primeira fase do projeto, executada em 2005, mais de 15 professores, 15 membros da comunidade e mais de 300 estudantes foram envolvidos direta ou indiretamente no programa, sendo que 93 hectares de florestas doadas para as escolas rurais.
O mapeamento participativo proporcionou à comunidade a utilização de uma metodologia simplificada para obtenção de medidas de áreas e a inclusão, em todo o processo do mapeamento, dos conhecimentos tradicionais dos envolvidos. Atualmente esta metodologia esta sendo disseminada para outras localidades como Xapuri, via PROAMBIENTE e para a Ilha de Itaparica, na Bahia.
O artigo completo foi publicado nos Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado em Florianópolis entre 21 e 26 de abril passado.
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