Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 junho 2007

CAPES VAI TER QUE ATUAR NO ENSINO BÁSICO

CÂMARA APROVA LEI PARA AMPLIAR CAMPO DE AÇÃO DA ENTIDADE. QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO NO PAÍS PODERÁ SER COMPROMETIDA

Mesmo estando atolada até o pescoço com suas atribuições junto ao ensino superior de pós-graduação stricto sensu, que por sinal executa com eficiência de primeiro mundo, mais serviço foi delegado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): atuar no ensino básico. Idéia de um parlamentar federal. É óbvio que este é o começo do fim da entidade e da qualidade dos cursos de pós-graduação bem conceituados existentes no país.

Para quem não sabe, é graças a Capes que alguns acadêmicos megalomaníacos não conseguem concretizar seus mais absurdos sonhos de criar cursos e mais cursos de mestrado e doutorado pelo Brasil afora, sem se preocupar com a viabilidade, qualidade e existência a longo prazo dos mesmos. Quem vive o meio acadêmico sabe que feudinhos nas Universidades, por mais insignificantes que sejam, tentam se impor de todas as maneiras, até mesmo criando, como eles dizem, "os meus cursos". Graças à Capes a política e a intriga acadêmica não conseguem se impor neste campo. Aqui vale o ditado: "só se estabelece quem tem competência".

É a Capes que dá a palavra final na criação e também no conceito de cada curso de pós-graduação do país. Quem tem nota baixa, e fica neste patamar por muito tempo, não tem direito a bolsas, financiamentos, e outras regalias. Para que isso aconteça a Capes "marca de perto" todos os programas, exige relatórios, faz avaliação in loco. Quem lida com a Capes sabe que sua atuação é coisa de primeiro mundo.

Quem vai ganhar com a provável derrocada da Capes? As faculdades particulares que oferecem dezenas de cursos de baixa qualidade (os famosos cuspe e giz), e que se concentram mais em "arrecadar" dos alunos do que contribuir para o crescimento profissional dos mesmos.

E não pensem que a aprovação da mudança na Capes foi fácil. Pelo menos foi mantida a criação de 410 cargos de provimento efetivo (140 de nível médio e 270 de nível superior) e 52 cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS). É que o PSDB, partido do nosso douto FHC queria excluir do texto a criação de 52 cargos em comissão, indispensáveis para a nova missão da instituição.

Clique aqui para ler a nota da Agência Câmara sobre a votação na Câmara Federal.